ARQUITETURA – Vai trabalhar home office? Confira as novas tendências

ARQUITETURA – Vai trabalhar home office? Confira as novas tendências

O novo cenário do nosso país está mudando o modo de trabalho, não somente pela questão econômica do Brasil, que hoje está em 3° na lista dos países em que as pessoas mais investem em seu negócio próprio, mas também pela forma de pensar das novas empresas. Tudo isso possibilita a este novo empresário ou executivo trabalhar em sua própria casa – o chamado home office.

Com isso, os home offices ganham um destaque especial, como aquele quarto que se transforma também no escritório. Muitas vezes, uma pequena reforma vai fazer a diferença para ter um lugar aconchegante e de total conforto para a produção de seu trabalho ou estudo. Não existe um padrão para estes espaços, o importante é que ele seja planejado em cima das necessidades dos usuários para atender conforto ergonômico, térmico e luminoso.

Vamos começar com o tamanho do espaço. O ideal é que tenha uma janela para circulação natural do ar. Não havendo possibilidade de um ventilador, um ar condicionado é bem-vindo.

As cores são muito importantes. Se for um espaço flexível, ou seja, que vira um quarto à noite, deve-se tomar cuidado na escolha das tonalidades para que não sejam cores muito quentes. O ideal é usar os tons de verde, azul, bege ou até mesmo o branco. E pode abusar das cores nos objetos de decoração.

Contudo, se o espaço é somente para trabalhar e estudar, pode ousar nas cores, principalmente nos tons amarelo e laranja, desde que o espaço não seja muito pequeno, pois estas cores tendem a diminuir o tamanho do ambiente.

Este exemplo retrata um ambiente pequeno. Portanto, a utilização de cores claras contribui para o aproveitamento da iluminação natural vinda da janela, que ganha o reforço de iluminação direta realizada pela luminária de bancada.

No home office acoplado à sala de estar, a ousadia das cores verdes em tom mais limão dá um ar mais alegre ao ambiente. Se a iluminação já estiver geral, que é aquela central,  pode ser em plafon com lâmpada PL ou LED na cor branca, que ilumina todo o ambiente. Você pode completar com uma iluminação direta, que pode ser um pendente ou uma iluminação de bancada. E esta iluminação que vai focar na sua mesa ou bancada de trabalho.

Neste exemplo temos os pendentes iluminando a mesa de trabalho. E como a janela está atrás do usuário, o ideal é colocar uma cortina para não causar ofuscamento ao utilizar o computador. Este é um home office que se integra à sala de estar pela leveza da mesa em vidro.

Este exemplo é o ideal para quem não tem espaço e precisa desenvolver pequenos trabalhos em poucas horas. São móveis retráteis que se transformam em mesa de trabalho rapidamente.

Sobrou um pequeno espaço ao lado da cama? Dá para colocar uma pequena mesa e já transforma o local em seu home office.

Este exemplo é contemporâneo e de uso versátil. Está acoplado à sala de estar, podendo a mesa servir também para a hora do jantar. Se você for realizar trabalhos mais demorados, o ideal é ter cadeiras ergonômicas.

A ergonomia é a base do conforto e da preservação de sua saúde quando se trata de trabalhar longas horas em frente a um computador.

Abaixo você confere indicações corretas para o  uso de seu mobiliário.

Conforto ergonômico, luminoso e térmico são conceitos que trabalhamos de forma prática nas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck, bem como projetar seu home office e grandes escritórios, na disciplina de Arquitetura de Interiores.

Lourdes Abbade é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck. Tem mestrado em materiais ecológicos (UNICAMP), e especialização em Gestão Urbana e Paisagismo (PUCCAMP). Iniciou os estudos em Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Pará, em 1983, e atualmente é doutoranda em Arquitetura sustentável (UNICAMP).

14/02/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful