Arquitetura e Engenharia Civil realizam Aula Magna em conjunto

Arquitetura e Engenharia Civil realizam Aula Magna em conjunto

Obras de infraestrutura e trabalho em equipe são temas abordados por convidados

 

“Em todos os locais de trabalho, público ou privado, temos que desenvolver atividades em conjunto, atuando com pessoas de vários perfis. E se nosso objetivo é formar profissionais com conteúdo prático, nada melhor do que mostrar a integração entre Arquitetura e Engenharia, que são profissões complementares”. O depoimento do coordenador do curso de Engenharia Civil da Faculdade Max Planck, engenheiro e professor Osni Wulf, abriu a Aula Magna realizada na última quinta-feira, 9 de março, na Escola Ambiental Bosque do Saber.

O auditório ficou cheio de futuros arquitetos e engenheiros civis que foram conferir as experiências dos dois convidados da noite: o superintendente do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Indaiatuba (SAEE), engenheiro Nilson Gaspar, e o arquiteto e urbanista José Eduardo Tibiriçá. “Essas aulas inaugurais são sempre importantes porque tratam de assuntos do nosso interesse, de forma prática. E nós temos teoria, mas também muito conteúdo prático, da vida real”, conta o aluno Lucas Braga, do 5º semestre de Arquitetura.

Engenheiro agrônomo por formação, Nilson Gaspar começou sua palestra ressaltando a importância do trabalho multidisciplinar, especialmente no serviço público que visa o bem-estar da comunidade. Também parabenizou o esforço dos alunos que fazem uma longa jornada, trabalhando o dia todo e estudando de noite. Depois, Gaspar apresentou um vídeo e falou sobre os avanços na área de saneamento da cidade. “Poucos prefeitos investem nessas obras porque ficam enterradas, não aparecem. Assim é também com os profissionais. Mas são esses investimentos que vão garantir um bom desenvolvimento municipal”, disse o superintendente do SAEE.

A segunda palestra começou com uma mensagem de otimismo e espírito de equipe. “Ninguém constrói nada sozinho ou brigando. Tudo é resultado de entendimento, pois é isso que faz as coisas prosperarem. E nós estamos vivendo uma transformação, um novo tempo, um tempo de transformação”, afirmou o arquiteto José Eduardo Tibiriçá. Membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o convidado encantou a plateia com o discurso informal e por compartilhar a experiência em diversas obras importantes na região de Campinas.

“São profissionais que já trabalham no ramo, que trazem experiências e conhecimentos relevantes para nós pois contam suas próprias vivências”, comenta Taynara Chaves de Oliveira, do 5º semestre de Arquitetura. “Com o trabalho em conjunto podemos crescer juntos. Por isso, durante o ano teremos vários eventos envolvendo os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. A ideia é incentivar a multidisciplinaridade para que a formação dos profissionais tenha ainda mais qualidade”, comenta a coordenadora do curso de Arquitetura, arquiteta e professora Lourdes Abbade.

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful