Arquiteto urbanista tem espaço garantido no mercado de trabalho

Arquiteto urbanista tem espaço garantido no mercado de trabalho

Profissional pode trabalhar em consultoria independente ou ligado a grandes empresas

Você já ouviu falar que o arquiteto urbanista nos acompanha do primeiro ao último dia de vida? Isso porque ele é responsável por planejar várias obras de utilização da população, desde a maternidade até o cemitério. “O arquiteto urbanista tem uma importância muito grande na sociedade, principalmente nos dias atuais que estamos vivenciando, com mudanças significativas nas cidades. Então, é um profissional que está ligado desde uma habitação popular até as implementações e grandes melhorias dos municípios”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Lourdes Abbade.

Diversas obras que vemos ou aproveitamos em nosso cotidiano foram projetadas por um arquiteto, que é capacitado a aliar criatividade às técnicas de construção. “Esse profissional está apto a fazer desde um projeto para uma residência como para um aeroporto ou de uma ponte. Ou seja, o céu é o limite para o arquiteto projetar. Pode trabalhar tanto como autônomo como em empresas. Por exemplo, os bancos e as estatais têm um núcleo interno de arquitetos na área de projetos”, conta a coordenadora.

Esse grande horizonte de possibilidades profissionais reflete no mercado de trabalho, que se mantém aquecido para o arquiteto urbanista. “O Estado de São Paulo detém maior número de arquitetos e a nossa região está muito aquecida, apesar da crise. Em função de a profissão ter um leque grande de opções de trabalho, então é um mercado que tem bastante oferta, mesmo tendo reduzido o número de obras”, diz a professora.

Segundo a docente, o curso de Arquitetura e Urbanismo da MAX tem um formato que atende a essas necessidades do mercado. “O aluno vai permeando a parte de arquitetura com projeto e urbanismo. Então, todas as disciplinas que fazem parte desse currículo para a formação do arquiteto urbanista têm pesos iguais. No final do curso, o aluno vai optar por uma especialização que mais gostou para aprofundar os estudos”, afirma.

Vale lembrar que o curso tem como objetivo formar profissional generalista apto a compreender e traduzir necessidades dos diversos em relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior. Abrange urbanismo, edificação, paisagismo, além da conservação e a valorização do patrimônio construído. Entre os diferenciais, estão as aulas práticas e interativas que permitem ao aluno desenvolver maior qualidade estética e funcional em suas intervenções, sempre tendo como norteador a responsabilidade social. E ainda o desenvolvimento de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, permitindo vivência técnica do aluno em ações sociais e de preservação do meio ambiente.

25/01/2016

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful