Apresentação de forró traz tempero especial para Gastronomia

Bicampeões brasileiros do ritmo dançaram para alunos do 3o semestre

Você já pensou em chegar em uma aula de Gastronomia e encontrar um casal fazendo apresentação especial de dança? Pois foi essa a surpresa preparada para os alunos do 3o semestre durante aula da disciplina Cozinha Brasileira. A atividade fez parte do tema Nordeste e foi comandada pelo coordenador do curso, professor Caio Henriques Nunes.

“A ideia foi promover uma aula diferenciada, que levasse os alunos a refletir sobre a culinária de uma outra ótica, entendendo como o estilo de vida pode interferir no cardápio de uma região. E quando falamos de cultura nordestina, o forró é um dos elementos marcantes. Por isso, resolvemos preparar uma aula diferenciada, trazendo artistas para representar o ritmo”, conta o docente.

Os convidados para esse desafio foram os bicampeões brasileiros de forró, Thamyres Marinho e John Mendes. O casal mora em Indaiatuba e, além de concursos, ministram aula de forró na região. “O forró é voltado para o chão, para a terra. E isso faz uma ligação forte com os alimentos, com a culinária. É uma dança forte, de abraço, igual ao tempero usado nos pratos nordestinos, que têm características marcantes. Por isso, achamos muito interessante a proposta dessa aula”, disse Thamyres.

Depois da apresentação, o casal ensinou alguns passos aos alunos. “Nós costumamos dizer que o forró é o ritmo mais social, pelo qual muitas pessoas são levadas a praticar dança de salão. Por isso, essa oportunidade ajudou também a mostrarmos que a Gastronomia é Cultura, assim como a dança”, comentou a dançarina.

Os alunos aprovaram a iniciativa. “Eu adorei, queria mais. Nós aprendemos que o forró tem muitas variações, e isso nos ajuda a ver que precisamos pesquisar bastante para entender uma cultura. E a Gastronomia faz parte disso”, disse Sabrina Martins. “A aula trouxe à minha mente a certeza de que na cozinha é preciso ter ritmo, cadência, estar dentro do compasso. A arte de dançar precisa ser repetida na cozinha, envolvendo todos os sentidos. Assim sendo, viva a Gastronomia, viva o Forró”, afirmou João Carlos Silva de Araújo.

CURSO DE GASTRONOMIA – Com o objetivo de capacitar profissionais capazes de planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias para atuação em diversas áreas, o curso de Gastronomia da Max Planck possui Laboratórios de Alimentos, Confeitaria e Panificação equipados com o que há de mais moderno e que permitem a realização de mais de 80% de aulas práticas.

VESTIBULAR 2018
Inscrições: www.faculdademax.edu.br
Provas: terça e quinta-feira às 19h; sábado às 9h30
Local: Campus I, Avenida Nove de Dezembro, 460 – Indaiatuba (SP)