Anestesiologia leva alunos de Medicina Veterinária a cirurgias de pequenos e grandes animais

Anestesiologia leva alunos de Medicina Veterinária a cirurgias de pequenos e grandes animais

Iniciativa prática incluiu acompanhamento dentro dos centros cirúrgicos do Hospital Veterinário

Aprender a anestesiar pequenos e grandes animais tem sido conteúdo de aulas bastante dinâmicas para os alunos do 7º semestre de Medicina Veterinária. Com orientações do professor Rafael Correa Neves, a disciplina Anestesiologia ganhou visitas frequentes aos centros cirúrgicos de pequenos e grandes animais do Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX). “O conhecimento acadêmico, teórico, é muito importante. Mas a prática é fundamental para reforçar o conhecimento”, explica o professor.

Para apresentar o conteúdo relativo à anestesia inalatória, o docente fez primeiro uma exposição bem prática dos instrumentos utilizados. Apresentou em detalhes o manuseio, acrescentando ainda seu conhecimento profissional de 17 anos atuando como anestesista veterinário, mais 14 anos como professor. “O objetivo dessa aula é apresentar materiais e equipamentos para anestesia geral inalatória, um recurso muito utilizado em cirurgias”, comenta.

Os alunos aprovaram a iniciativa. “É uma aula maravilhosa, ele explica muito bem todas as técnicas, os pontos importantes a serem observados, especialmente no que diz respeito a garantir o bem-estar do animal, antes e depois da anestesia. Foi uma aula dinâmica, que tirou muitas dúvidas”, conta a aluna Vanda Souza. “Gosto muito dessas aulas. Ele é um professor inteligente e domina a matéria. É bastante prático nos ensinamentos, além de mencionar sua vivência profissional, o que é enriquecedor para nós”, diz o aluno Ramon Marcelino.

Para completar os ensinamentos, o assunto foi retomado em outra aula, com acompanhamento de cirurgias. Uma delas foi uma orquiectomia – castração de macho – de um cão adulto, da raça Labrador. O procedimento, realizado no Centro Cirúrgico de Pequenos Animais do HEV-Max, foi comandado pela residente Gabriela Pêcego, que teve os alunos do 7º semestre como acompanhantes na anestesia inalatória.

A outra foi uma cirurgia que aconteceu no Centro Cirúrgico de Grandes Animais, também no HEV-Max. O procedimento de emergência foi para tratar a Síndrome Cólica de uma égua. A anestesia ficou por conta do professor Eryck José Pinareli Rodrigues de Souza, especialista na matéria. Novamente a turma do 7º semestre acompanhou de perto o procedimento. “Foi muito interessante. Podemos observar as reações dos animais o tempo todo. Muito bom para complementar a teoria que tivemos”, afirma o aluno Mario Augusto Teodoro Pacheco. “Conseguimos ver algumas coisas que geraram dúvidas na sala de aula. E conseguir identificar a reação do animal durante o procedimento é muito bom”, conta o aluno João Luís Del Rio.

Segundo o professor Rafael, o aprendizado prático na Medicina Veterinária da MAX é um diferencial significativo para a formação de futuros profissionais. “O Hospital oferece diversos serviços à comunidade e em todos eles o aluno pode acompanhar, participar, tirar dúvidas. Ou seja, aqui os alunos da MAX não podem reclamar pois temos possibilidades de praticar todos os dias, basta querer participar”, conclui.

22/05/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful