Alunos do 7º semestre de Nutrição realizam estágio no HAOC

Alunos do 7º semestre de Nutrição realizam estágio no HAOC

Estudantes são acompanhados por nutricionistas profissionais e praticam conceitos teóricos

A Faculdade Max Planck mantém uma forte parceria com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), o que permite aos cursos de Saúde realizar atividades práticas dentro do hospital, aproximando o futuro profissional da realidade do mercado de trabalho. É o caso de dois alunos de Nutrição que estão colocando em prática os conceitos aprendidos em aula. Brigitte Tiene Barbosa e Antonio Alves Maia Junior, do 7º semestre, atuam em áreas importantes, como alimentação coletiva e atendimento a pacientes.

“Nutrição Clínica é uma das áreas de grande expansão. É uma atividade que prevê a prescrição de dietas a pacientes, em hospitais, clínicas, ambulatórios ou consultório, além da adaptação de alimentação aos tratamentos clínicos. Ainda nessa área, o nutricionista atua na formulação de dietas especiais e promoção da reeducação alimentar”, explica a coordenadora do curso, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz.

O estudante Antonio é estagiário do nutricionista clínico do HAOC, Alexandre de Oliveira Camargo, que também é professor de Nutrição da MAX. Ao lado do docente, realiza atividades como visita a pacientes, triagem, avaliação de risco nutricional. “Se estiverem em risco, por exemplo, faço uma avaliação e acompanho todos os dias. E caso haja necessidade de suplementos, faço a prescrição e envio para avaliação e aprovação do professor”, explicou.

Há cerca de quatro meses em estágio remunerado, o aluno conta que foi preciso ter força de vontade para conquistar a vaga. “Eu sabia que o professor era nutricionista e disse que tinha interesse em acompanhar, mesmo que fosse estágio sem remuneração. E assim eu comecei em outubro, porque eu queria muito ter a experiência. Logo que surgiu a vaga remunerada me candidatei e consegui conquistar o lugar”, disse.

Outra vaga oferecida pelo HAOC foi ocupada pela aluna Brigitte, em fevereiro. A atuação dela é na alimentação coletiva. “Eu atuo na conferência de cardápio, controle de estoque, controle de temperaturas, elaboração de tabelas, escalas, fichas técnicas e procedimentos operacionais padrão, auxilio no serviço de distribuição do almoço dos funcionários, entre outras atividades, sempre interagindo com a equipe e com auxílio da nutricionista”, afirmou.

Para a aluna, o estágio é o momento de colocar em prática desde o primeiro ano. “Nas atividades utilizamos conceitos de aulas como Técnica Dietética, Gestão Administrativa em Unidades de Alimentação e Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Higiene e Legislação de Alimentos, Garantia e Controle de Qualidade, entre outras. Ou seja, a Faculdade oferece uma bagagem de aulas teóricas e práticas muito ricas, e ao desenvolver o estágio junto à nutricionista do hospital, já temos uma noção, enriquecendo o aprendizado ao lado de uma nutricionista experiente”, comentou.

Um importante diferencial do curso de Nutrição é dar oportunidade de os estudantes vivenciarem a prática profissional por meio de estágios extracurriculares, inclusive em instituições que realizam atendimento à população carente. Além disso, inserir o aluno na prática de estágios obrigatórios, com atividades em diversas empresas da região, na rede de atenção básica, instituições sociais, além dos hospitais conveniados.

27/06/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful