Alunos do 1º ano participam de mostra de arquitetura

Estudantes projetaram as instalações no primeiro semestre e uma das peças ficará em exposição durante os 52 dias de evento.
Por Samanta De Martino

Um dos projetos elaborados por alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck integrará a Casa Decor Indaiatuba, mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, que abre suas portas nesta sexta-feira, 31 de julho e segue até 20 de setembro. A instalação, intitulada Projeto Darueira – que significa árvore do conhecimento na língua Tupi Guarani –, foi projetada dentro da disciplina Sistemas Estruturais.

Sob a orientação da professora Nayara Sartorato, os estudantes Airton Feliciano, Geraldo A. S. Melo Júnior, Marcos T. Gomes, Mateus E. L. Rodrigues e Rafael E. de Moraes foram responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Darueira, que tem como conceito a ideia de criar uma ‘sombra de uma árvore’ e o prazer de descansar sob ela, com a vantagem de adequar a sombra a sua necessidade. “Construímos uma estrutura semelhante a um quiosque, que acomoda até 12 pessoas, com cadeiras giratórias que possibilitem conversas paralelas, ajuste da sombra, com relação ao sol, e ainda com um aspecto moderno”, ressalta Rafael Moraes, um dos alunos responsáveis pelo projeto, que conta ainda com cobertura em policarbonato em formato de folhas, acabamento em madeira e estrutura metálica.

Ao todo foram projetadas oito instalações, e para chegar ao resultado final, os alunos iniciaram o trabalho levantando as referências do projeto, elaborando sua planta em perspectiva e por fim, construíram a maquete. Somente depois deste processo é os alunos iniciaram a etapa prática. A realização desses protótipos, segundo a coordenadora do curso, professora Lourdes Abbade, teve como objetivo oferecer aos estudantes o conhecimento prático de sistemas estruturais e permitir que eles entendessem como as edificações se sustentam. Além do protótipo, que ficará em exposição durante toda a mostra, os demais trabalhos podem ser conferidos, até novembro, no campus da Faculdade.

Está é a segunda participação de alunos de primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck em uma mostra de decoração. Em 2014, os estudantes foram responsáveis pelo projeto do Banheiro Público Masculino na mostra Itu Casa Decor.