Alunos de RH promovem ação na praça

Atividade incluirá pesquisa sobre empregabilidade e orientação para entrevistas

Os alunos do curso de Tecnologia em Recursos Humanos promovem, neste sábado, 26, mais um RH na Praça, que tem como objetivo orientar os interessados em como elaborar um bom currículo, seu planejamento de carreira e como se portar em uma entrevista de emprego, além disso, o grupo fará uma pesquisa sobre empregabilidade que tem como objetivo identificar qual a realidade do município.

As atividades, que são gratuitas e integram as ações do Núcleo de Empregabilidade (Nucemp) do curso, acontecem em dois horários. No período da manhã, das 8h30 às 12h, o atendimento se dará nas Praças D. Pedro e Prudente de Moraes, já na Praça Renato Villanova, conhecida como Praça do Cato, os alunos atenderão à população das 13h às 15h. Todas as atividades serão acompanhadas por professores do curso.

Criado em 2010, o Nucemp é um projeto de extensão universitária e social, vinculado ao curso de RH, que é destinado ao atendimento de ONGs e profissionais da comunidade de Indaiatuba. O novo escopo de trabalho foi lançado em março pela coordenadora, a professora Mylene Dias Rezende, que apresentou aos alunos a nova estrutura do Núcleo, que agora conta com diretorias de áreas com seus respectivos responsáveis e coordenações. Ao todo foram implantadas três diretorias: Projetos, que ficará sob a responsabilidade da aluna Isadora Santana; Comunicação, a cargo de Marilene Ramos, Evelyn Matheus, que cuidará de Mídias, e Leila Vilela, na área de Eventos; já a pasta Oportunidades ficará com Rosimeire Raffa, Roneuma Silva e Viviane Oliveira.

A nova estrutura conta ainda com uma assessoria de pesquisa e indicadores, responsáveis por elaborar relatórios, análise de indicadores, artigos, entre outros. Cada diretoria terá uma equipe de alunos do 1º e 3º semestres do curso. Três egressos, que tiveram forte atuação no núcleo quando alunos, foram convidados para compor o conselho do Nucemp. São eles: Leandro Tiziani, Mateus de França e Walkyria Buoniconti.

Para as atividades ligadas à diretoria de Projetos, o Nucemp estabeleceu parceria com o Núcleo do Terceiro Setor da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, que tem como objetivo promover e fornecer as entidades sociais de Indaiatuba, através de várias ações em favor da melhoria, capacitação e informação dos profissionais do terceiro setor, para que possam administrar suas organizações com senso de oportunidades empreendedoras.

A diretoria de Comunicação será responsável pela gestão das redes sociais, divulgação dos trabalhos, disponibilização de artigos, além de estabelecer estreito contato com a assessoria de imprensa da instituição. Além disso será responsável ainda pela organização dos eventos, tais como RH na Praça, Melhores Práticas de RH e Max Oportunidades.

Já a diretoria de Oportunidades ficou responsável por trabalhar com as atividades que deram origem ao Núcleo, como a captação e divulgação de vagas, apoio aos alunos de diversos cursos e a comunidade na elaboração de currículo, realização de palestras ligadas ao tema, tais como dicas de entrevistas, marketing pessoal e planejamento de carreira. São encontros que podem ser tanto individuais quanto em pequenos grupos. “Muito embora a estrutura prevê responsáveis por áreas, todos os alunos do curso participam de todas as atividades mediante necessidade identificada e afinidade com o tema”, complementa Mylene.

As atividades previstas nesse modelo estimulam a visão crítica dos discentes perante a realidade organizacional e a construção de uma cultura voltada para resultados viáveis e exequíveis, bem como o desenvolvimento de competências relacionadas à postura da geração de talentos para gestão de pessoas.

POR: SAMANTA DE MARTINO