Alunos de Pedagogia visitam propriedade histórica em atividade prática

-Publicado em 27/04/2016-
Estudantes do 1º, 3º e 5º semestres conheceram a Fazenda Cachoeira, em Vinhedo

“Achei bem interessante a visita devido à conservação da fazenda e também por resgatar história de uma época onde se vê claramente pelas dependências, como viviam as famílias de barões e seus escravos, e de como nossa cultura foi influenciada por outros colonos que aqui fixaram morada”. A opinião da aluna Gisélia Chagas demonstra a satisfação do grupo de estudantes de Pedagogia que participou da visita técnica à Fazenda Cachoeira, localizada em Vinhedo, cidade vizinha de Indaiatuba.

No total, 70 alunos do 1º, 3º e 5º semestres participaram da visita, que está ligada às disciplinas Fundamentos e Métodos do Ensino da História, Educação Ambiental e Relações Etnico raciais e educação, ministrada pelo professor Vittorio Gilberto Zottino, e História da Educação, conduzida pela professora Deize Clotildes, que acompanhou o grupo à fazenda. “Escolhemos o local por ser focado em temas pertinentes ao meio ambiente e à educação patrimonial, possibilitando aos alunos contato com aspectos importantes da história e do meio ambiente em nossa região”, afirma o professor.

Área de conservação ambiental de Vinhedo, a Fazenda Cachoeira é considerada uma importante referência histórica. Teve papel relevante na era do café e colaborou no desenvolvimento da região que deu origem ao vilarejo de Rocinha – mais tarde sendo emancipado como Vinhedo. A fazenda é utilizada como espaço de lazer, de convivência e para a prática de esportes. “Nosso objetivo foi cultivar nos alunos o respeito ao patrimônio, histórico, cultural e ambiental”, comenta professor Vittorio.

Pela opinião de quem participou, a atividade prática – realizada em 9 de março – conseguiu cumprir seu papel. “Essa visita nos faz refletir um pouco do quanto é importante preservar nossas histórias. Foi uma aula diferente de história que não se limita apenas a uma sala de aula”, finalizou a aluna Gisélia.