Alunos de Nutrição fazem visita técnica a Ceasa Campinas

Estudantes conheceram história e funcionamento do 4º maior entreposto do Brasil

“Com a visita conhecemos como funciona o banco de alimentos e como é feita a distribuição. Mas o orgulho maior foi saber que tudo é organizado e realizado com a liderança de um profissional de Nutrição, contando com sua equipe para auxiliar e realizar esse trabalho”. A opinião da aluna Izabela Magri é referente à visita técnica realizada a Ceasa Campinas, considerado o 4º maior entreposto do Brasil. A ação foi orientada pela professora Lhais Barbosa, responsável pela disciplina Tópicos Especiais I do curso de Nutrição da MAX.

Cerca de 50 alunos da graduação participaram da atividade. “A visita proporcionou um amplo conhecimento a respeito do histórico da Ceasa e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Os alunos visitaram boxes de comercialização dos hortifrútis, com direito a degustação”, explicou a professora. O grupo também teve acesso a informações relativas à gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar, operado no município de Campinas, e ao Banco de Alimentos, que atua na recepção e distribuição de doações de alimentos para a população.

A Ceasa Campinas abriga dois mercados, sendo um de hortifrutigranjeiros e outro de flores e plantas ornamentais. São mais de mil lojas que movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.

Para a aluna, foi uma experiência única e que merece repetição. “Ficou um gosto de quero mais na visita a Ceasa, pois há ainda muito a conhecer. Por exemplo, o instituto de coleta de alimentos que distribui produtos bons para doações, como frutas, verduras, legumes. Então, tudo o que não foi vendido é destinado para alguma família. E isso é muito interessante”, finaliza Izabela.

Vale lembrar que os alunos de Nutrição da MAX são incentivados a participar de diversas atividades práticas. As ações envolvem serviços como avaliação antropométrica através do IMC, orientações nutricionais, palestras, oficinas, aulas de culinária, teatros de educação nutricional, entre outros.