Alunos de Medicina Veterinária visitam fábrica de Rações da Guabi

Alunos de Medicina Veterinária visitam fábrica de Rações da Guabi

Futuros veterinários puderam acompanhar o processo de fabricação de várias rações em suas diversas etapas
Por Márcio Aguiar

 

A nutrição está entre os principais cuidados para a saúde e bem-estar dos animais de estimação, sejam eles, de pequeno ou grande porte. A eficiência na nutrição permite que os animais mantenham qualidade de vida, sem doenças e outras ameaças. Com o objetivo de acompanhar a evolução do mercado de nutrição animal, os alunos do 5º semestre do curso de Medicina Veterinária realizaram no dia 22, visita técnica à fábrica de rações da Guabi Petcare Alimentos S/A, localizada em Campinas. A empresa que faz parte do Grupo Guabi fabrica alimentos para animais de estimação de várias espécies, incluindo: cães, gatos, pássaros e roedores, atendendo o mercado brasileiro de pet food e pet care.

A atividade faz parte do cronograma de atividades das disciplinas Nutrição Animal e Bromatologia sob orientação da professora Larissa José Parazzi.

De acordo com a responsável pelas matérias, o objetivo da visitação técnica foi conhecer a rotina de procedimentos utilizados na fabricação de rações de várias espécies. Durante a visita os alunos puderam acompanhar toda estrutura da fábrica, equipamentos e o processo de fabricação das rações. O Grupo Guabi é um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e desenvolve todas as linhas de alimentos para atender às exigências nutricionais dos animais. No caso de animais de estimação, os 12 primeiros meses de vida são considerados de crescimento para raças pequenas, e 18 meses para raças grandes, o que faz com que a alimentação nesse período tenha que ser completa e de qualidade.

Acompanhados pela veterinária Larissa Parazzi, os discentes realizaram uma visita guiada nas instalações da empresa, onde acompanharam o fluxo de produção dos mais variados tipos de rações produzidas naquela unidade, desde o recebimento da matéria-prima, o processamento de todos os ingredientes nas diversas etapas, até o ensacamento e armazenamento do produto final. Os futuros médicos veterinários observaram in loco todas as fases do processo e o controle de qualidade exercido no fluxo de produção.

Os alunos também acompanharam o processamento dos alimentos e suplementos vitamínicos e o manejo correto da alimentação, que é imprescindível para que os animais tenham em sua dieta, proteínas, energia, minerais e vitaminas para manifestarem todo o seu potencial genético.

Eles observaram todas as exigências nutricionais, as deficiências, a classificação dos alimentos, o manejo, além de serem instruídos a respeito do tratamento em casos de intoxicação animal.

Para a coordenadora do curso, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, a atividade colocou o estudante em contato com possíveis oportunidades de empregabilidade em uma importante área que é a de nutrição animal.

 

Mercado pet

O mercado brasileiro para animais de estimação faturou em 2014, R$ 16,4 bilhões nos segmentos de alimentos, produtos, serviços e cuidados veterinários, sendo liderado pelo segmento “Pet Food”, que representou 68,5% das vendas ou R$ 11,2 bilhões. Esse montante coloca o Brasil na segunda posição global do setor, com 7%. O País só perde para os Estados Unidos, que dominam 33% do mercado pet.

 

Inovação e Tecnologia

A Guabi investe em tecnologia de ponta e nos mais modernos métodos de fabricação, manuseio e empacotamento. Os ingredientes passam por processos de produção tais como: peletização, laminação, extrusão, essenciais para aumentar a digestibilidade e o valor nutritivo dos nutrientes, gerando assim um melhor desempenho para o animal.

O Grupo também é pioneiro no desenvolvimento de rações extrusadas para peixes e inovação com o lançamento da primeira ração brasileira extrusada para camarões.

 

Controle de Qualidade

Contando com um Laboratório de Controle de Qualidade dotado de equipamentos de alta tecnologia, somente equiparáveis aos das indústrias de alimentação humana, a Guabi monitora a cadeia produtiva e todos os processos de fabricação, assegurando assim a qualidade e a integridade final de seus produtos.
Pesquisa e Desenvolvimento

A empresa mantém convênios com várias universidades, centros de pesquisa e fazendas, com foco no desenvolvimento e avaliação de novos produtos. Estes que são testados antes da comercialização para avaliação de desempenho, garantindo assim total segurança aos animais e tranquilidade aos seus proprietários.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 7 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful