Alunos de Medicina Veterinária são desafiados em aula de Anatomia

Turmas do 1º semestre desenvolveram dois projetos práticos em grupos

Cumprindo o compromisso de atividades práticas desde o início do curso, a disciplina de Anatomia de Medicina Veterinária propôs aos alunos iniciantes ações especiais para o encerramento do semestre. Ao todo, 100 alunos desenvolveram projetos divididos em grupos. Em ambas atividades, dois quesitos foram avaliados: convívio em grupo e divisão de tarefas, além da visão prática do conteúdo teórico.

“De maneira geral, os estudantes foram muito criativos. Tiveram o cuidado com a aquisição de materiais diferenciados, com a produção das peças, demonstrando que fizeram muita pesquisa”, explicou a professora Valéria Trombini Vidotto Lemes, responsável pela disciplina.

O primeiro desafio foi produzir maquetes para exemplificar as informações relativas a tendões e ligamentos. “Eu sempre gostei de tudo prático, desde criança. É bem mais fácil de aprender. Por isso estou muito satisfeita com a MAX”, diz a aluna Carolina Martins Caretta.

No segundo projeto, os alunos estudaram os órgãos dos sentidos, dentro de Estesiologia. O resultado foram banners bem didáticos, que estão expostos no Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX), além da apresentação oral. “Foi interessante observar a preocupação deles com a pesquisa do conteúdo e exposição técnica. Com isso, pudemos treiná-los também em relação ao cuidado com material científico e participação em congressos, por exemplo”, comenta a professora.

Para a aluna Carolina, esses projetos são diferenciais muito valiosos. “Tenho uma prima que fez Medicina Veterinária em outra instituição e fica surpresa como fazemos atividades práticas, mesmo no início do curso. Então, tenho certeza que fiz a escolha certa”, diz.