Alunos de Marketing desenvolvem projetos para tratar resíduos de coco verde

Iniciativa faz parte de atividade prática do curso com caráter multidisciplinar

Grande produtor de coco verde para o consumo de sua água, o Brasil vê esse mercado crescendo entre 10% e 20% ao ano, segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Produtores de Coco (Sindcoco). Mas o sucesso de vendas traz também uma grande preocupação: o destino dos resíduos, uma vez que o descarte correto gera altos custos, além de um grande impacto na natureza. A problemática virou tema de aula prática do 3º semestre de Marketing, que convidou os alunos a desenvolverem projetos com soluções possíveis.

“Pensando no conceito de Metodologias Ativas, que é a proposta do ensino por meio de discussões ligadas aos grandes problemas da atualidade, colocamos esse tema aos alunos dentro da disciplina Tópicos Especiais. E com certeza teremos bons resultados, pois os estudantes têm demonstrado muita dedicação”, disse o coordenador do curso de Marketing, professor Renato Bichara Grilo.

A supervisão da atividade está a cargo da professora Priscilla Cândido. “A questão da reutilização das cascas do coco é também um combate ao desperdício, pois é uma matéria-prima muito valiosa. E é dentro desse cenário que os alunos estão trabalhando, pensando em soluções diferenciadas. E mais, que sejam viáveis do ponto de vista econômico e social”, comentou.

Para a atividade, os alunos foram divididos em sete grupos. Os projetos, obrigatoriamente, devem ter interação com outros cursos, garantindo assim um caráter multidisciplinar e integrativo. Dessa forma, surgiram propostas agregando alunos de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Gastronomia, Logística, Nutrição e Pedagogia.

“Ao todo serão doze semanas de trabalho. E a cada semana um grupo irá apresentar sua solução para que possamos avaliar e orientar quanto ao desenvolvimento. Ao final, todos farão apresentação em público, dentro da Feira de Marketing, que deve acontecer em maio”, afirmou a professora Priscilla.

Para o coordenador do curso, a iniciativa reforça a importância do ensino prático na formação profissional, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho. “Em nossa sociedade os problemas são multifacetados, ou seja, exigem uma visão multidisciplinar para encontrar soluções. Então, esses alunos estão tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência real e muito valiosa. E esse é um grande diferencial da MAX, oferecer uma capacitação que atenda às exigências do mercado”, concluiu.

13/03/2017