Alunos de Farmácia participam de ação social em parceria com a Funssol

Alunos de Farmácia participam de ação social em parceria com a Funssol

Palestras direcionadas a idosos reforça o uso racional de medicamentos

Participação em ações e projetos com objetivo de desenvolver atividades relevantes à comunidade é um dos diferenciais de Farmácia da MAX. É o caso da ação em parceria com o Funssol de Indaiatuba (Fundo SocialWhatsApp Image 2017-08-18 at 14.53.39 (1) de Solidariedade) que viabiliza a realização de palestras dos alunos do curso para 16 grupos da 3ª idade do município, dentro do Projeto Vida Feliz do Fundo. A programação acontece durante o mês de agosto e envolve sete estudantes do 10º semestre.

“A proposta é transmitir aos grupos um pouco do conhecimento adquirido no curso de Farmácia sobre os riscos da automedicação, o uso racional de medicamentos e o descarte correto de medicamentos com base no que aprendemos em sala de aula e nas aulas práticas durante esses 5 anos”, explica a aluna Élide Aparecida Serra.

Seguindo o modelo de aulas práticas do curso, os alunos criaram uma apresentação dinâmica para ajudar a compartilhar as informações. “Para o descarte, por exemplo, criamos uma caixa onde eles podem colocar os produtos. E nós nos responsabilizamos pelo destino final dos mesmos”, explica.

WhatsApp Image 2017-08-18 at 14.53.36 (2)De acordo com a aluna, o contato direto com os idosos nos grupos permite exemplificar a importância do papel do farmacêutico na sociedade, além de sanar dúvidas frequentes relacionadas à maneira certa do uso dos medicamentos em geral. “Conseguimos mostrar que é um profissional acessível e que o contato com ele pode e deve ser procurado. Muitos não sabem ou não compreendem isso. Então, criamos um vínculo de confiança com eles e tratando-os como pacientes e mostrando que a orientação correta traz melhores resultados aos tratamentos, sejam eles medicamentosos ou não”, comenta.

A iniciativa foi aprovada pelos estudantes. “Essas parcerias são fundamentais porque nos proporcionam a oportunidade de contato com a comunidade, além de conseguirmos demonstrar a importância da orientação de um profissional. E do ponto de vista social, podemos proporcionar a esse público o acesso a informações que, talvez, não teria de outra forma”, afirma Élide.

No dia 7 de agosto, a palestra realizada na sede do grupo da 3ª idade Alegria de Viver no SESI foi acompanhada pela presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, que ressaltou as boas informações passadas pelos palestrantes. “É sempre bom saber como deve ser feito armazenamento do medicamento em casa e o descarte. Tomei WhatsApp Image 2017-08-18 at 14.53.48 (1)conhecimento de como armazenar e nunca tirar da embalagem. Tomar medicamento somente com água, para não alterar a sua composição”, disse.

Com grade curricular composta por 50% de aulas práticas realizadas em modernos laboratórios e corpo docente com vasta experiência no mercado de trabalho, o curso de Farmácia da MAX, reconhecido com nota 4 pelo MEC, tem como objetivo preparar um profissional generalista, humanista, ético, crítico-reflexivo, com espírito empreendedor que sempre encontra disposição para ajudar a comunidade.

29-08-2017

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful