ALUNOS DE ENGENHARIAS DA UNIMAX FAZEM VISITA TÉCNICA AO INPE

Cerca de 30 alunos estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que fica em São José dos Campos

Cerca de 30 estudantes dos cursos de Engenharias Civil; de Produção e; de Controle e Automação (Mecatrônica) da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – realizaram no dia 11/09, uma visita técnica ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos, acompanhados pela professora Janaina de Melo Franco Domingos.

No local, os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre estudos Meteorológicos, Climatologia e Efeitos Climáticos como El Niño e La Niña e receberam informações sobre o funcionamento dos lançamentos, testes e construções de satélites.

O cientista representante do INPE, Fabio Loyola, encaminhou os visitantes até os laboratórios onde se localizam as câmaras de vácuo, que simulam o espaço e são feitos testes com satélites. No momento da visita, os alunos tiveram a chance de presenciar a construção do satélite AMAZÔNIA-1.

A professora Janaina de Melo Franco Domingos explica que a visita técnica ao INPE teve por objetivo permitir que os alunos compreendessem as ferramentas de medições climáticas e modelagens matemáticas por detrás das previsões de tempo. Além disso, também foi possível observar na visita as perspectivas para a finalização do satélite AMAZÔNIA-1. “Foi muito enriquecedora para a formação técnica dos alunos. E que só conseguiríamos por meio de visita externa”, salienta.

“Quero relatar minha satisfação em ter participado da visita ao INPE. Foi de grande importância a critério de conhecimento, nunca me imaginei vendo um satélite. Tivemos conhecimento da fabricação de satélites no Brasil, vimos partes de um satélite em processo de testes, tivemos o conhecimento de outros testes que o INPE faz, como teste de celulares, ônibus, automóveis, etc., além dos dados sobre a previsão do tempo fornecidos à população em geral”,  conta a aluna do 6º semestre de Engenharia de Produção, Samara Galvão.

Fabio Antunes Maciel, aluno do 8º semestre de Engenharia de Controle e Automação, também gostou da visita técnica. “Foi possível compreender melhor a história do Instituto, o processo de produção de conhecimento espacial e meteorológico e como as informações obtidas são disponibilizadas em benefício da sociedade”, diz. “Gosto muito da área de engenharia aeroespacial, por isso, uma das partes mais legais pra mim, foi poder observar o satélite AMAZÔNIA-1, que estava em testes. Embora estar na vanguarda do conhecimento seja muito importante para o desenvolvimento do país, a sociedade e o governo nem sempre dão o devido valor à isso, então, considero que a instituição de ensino tem papel fundamental na promoção desse tipo de interação e conscientização. Por isso, esse tipo de atividade extraclasse é importante”, completa o estudante.

Do curso de Engenharia de Automação e Controle, Aparecido Alves Ferreira Júnior também manifestou seu contentamento. “A visita ao INPE foi gratificante. Vendo o trabalho desenvolvido lá, fica claro que o Brasil tem gente preparada pra colocar este país no mais alto grau de desenvolvimento e que falta apenas investimentos. E me serviu também de incentivo pra estudar com mais determinação para desenvolver meu potencial e, assim, contribuir com os conhecimentos adquiridos para a construção de uma sociedade melhor”, conclui o aluno.

Conheça os cursos de Engenharia da UniMAX – CLICK AQUI!

19/09/2018