Alunos de Engenharia se destacam em feira mundial de robótica

Encontro reuniu, em São Caetano do Sul, cerca de 800 estudantes do Brasil, México e US
Por Samanta De Martino

Alunos do 3º semestre de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção participaram da 11ª edição do Winter Challenge, um dos maiores campeonatos de robótica da América Latina, realizado de 5 a 7 de junho, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, que fica em São Caetano do Sul (SP).

A equipe Max Planck participou do evento competindo nas categorias Sumô de Robôs Radiocontrolados e Hockey, sendo que na primeira conquistou a 14ª colocação, ficando à frente de 18 equipes, e na segunda, ocupou o 7º lugar. Na categoria Sumô, em que todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá‐lo para fora da arena, os alunos do 1º semestre do curso é que foram os responsáveis por desenvolver o projeto, vinculado às disciplinas Algoritmos e Fundamentos de Engenharia. Já os três robôs que disputaram a competição na categoria Hockey, que garantiria a vitória àqueles que conseguissem fazer mais gols durante o tempo estabelecido, foram projetados pelos alunos do 3º e 5º semestres e envolveram diversas disciplinas, entre elas Elementos de Máquinas, Processos de Fabricação, Desenho assistido por computador, Programação e Eletrônica.

O time de robótica da Max Planck, composto por 11 alunos, dois professores, Paulo Gonçalves e Claudecir Gomes de Lima, que coordenaram a equipe, contou ainda com a supervisão dos coordenadores Roberto Mesquita e Marcone Medina, e participou da competição nas categorias Robôs hóquei, Sumô, Combate e Hércules, este último responsável pelo transporte dos 300 quilos de equipamentos e robôs que competiriam.

A competição robótica reuniu, no Instituto Mauá de Tecnologia, mais de 60 equipes do Brasil, México e Estados Unidos. Ao todo foram 344 robôs e cerca de 800 alunos de diferentes faculdades.

16/06/2015

Alunos de Engenharia se destacam em feira mundial de robótica