Alunos de Engenharia realizam treinamento voltado à erradicação da dengue

Alunos de Engenharia realizam treinamento voltado à erradicação da dengue

O Max Contra a Dengue, iniciativa dos alunos da Faculdade Max Planck, tem como objetivo a conscientização da comunidade
Por Márcio Aguiar

É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que devem encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação. Diante desta realidade, os alunos da turma A do 3º semestre de Engenharia de Produção da Faculdade Max Planck convidaram os agentes de Saúde da Prefeitura Municipal de Indaiatuba para ministrarem uma palestra para todos os alunos do Campus I, no Centro de Convivência, na quarta-feira (22), às 20h30.

A palestra foi ministrada pelo agente de saúde e assessor da Coordenadoria do Programa de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti. De acordo com o especialista da Vigilância Sanitária o maior obstáculo ainda é a falta de conscientização da sociedade. Ele explicou que é preciso mais colaboração da população em geral. “A vigilância tem realizado um trabalho educacional e de precaução, no entanto, os moradores poderiam retribuir realizando as ações orientadas nas campanhas preventivas”, afirmou. Ainda segundo ele, a dengue pode ser evitada, mas, sem a ajuda da sociedade não dá para ser controlada, explicando que “97% dos casos de criadouros são registrados em residências. O pratinho do vaso ainda é, onde mais encontramos criadouros”, comentou.

Sobre as ações de nebulização, Bernardinetti desconsidera a possibilidade, pois se trata de uma atuação apenas para acabar com o Aedes aegypti e, para isso, é necessário antes acabar com os criadouros. “A nebulização não mata as larvas, apenas os mosquitos, então, se continuarem os focos, no dia seguinte já terão outros insetos na região”, ressaltou.

Conscientização

No sábado (25), os estudantes realizarão uma ação de conscientização voltada à população na Praça Dom Pedro I, e entorno do local. As atividades fazem parte do projeto Max contra a Dengue – desenvolvido pelo curso – que visa conscientizar a população sobre a importância do combate a doença e quais as ações precisam ser tomadas para prevenir a proliferação do mosquito transmissor.

Além de levar informação e orientação para os moradores da cidade sobre os perigos da enfermidade, os alunos entregarão informativos de conscientização para erradicação do mosquitoAedes aegypti. “Neste dia os alunos, acompanhados dos agentes de Saúde, conversarão com as pessoas e ainda entregarão um material explicativo sobre os cuidados com a dengue”, explicou a professora Carla Borges, que ministra a disciplina Ciências Humanas e Sociais, na qual os alunos desenvolveram o projeto Max Contra a Dengue.

Projeto social

Ainda segundo a educadora, a escolha deste tema para um projeto social partiu dos alunos, por considerarem-no o mais relevante para a sociedade neste momento, dado o aumento de casos neste ano. As ações começaram em fevereiro, quando os alunos foram divididos em grupos e iniciaram o levantamento de dados junto à Secretaria de Saúde. Desde então, eles têm apresentado relatórios quinzenais de todas as atividades aplicadas e os resultados obtidos. “O objetivo central do projeto é levar à comunidade o máximo de informações possível, esclarecendo as dúvidas e estimulando a busca pela eliminação de focos do mosquito e os riscos de uma epidemia”, ressaltou a professora.

Ao final da campanha, espera-se que a população esteja conscientizada, eliminando assim os riscos para a saúde. Ainda segundo a docente, a expectativa é que, além do desenvolvimento de competências técnicas voltadas para a gestão das atividades informativas e de captação, os alunos possam adquirir as competências humanas necessárias para seu desenvolvimento como cidadãos brasileiros.

<< VOLTAR

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful