Alunos de Engenharia de Produção participam de Fórum Lean Universitário

Representantes de 6º e 8º semestres ouviram depoimentos de empresas a respeito da ferramenta

iv-forum-lean-universitario-13ag16-banner-1Estudantes do 6º e 8º semestres do curso de Engenharia de Produção participaram do IV Fórum Lean Universitário, evento promovido pelo Grupo Lean – organização que dissemina o sistema e promove a interação de pessoas ligadas ao tema. Segundo os organizadores, o objetivo é proporcionar enriquecimento de conhecimento do sistema a estudantes universitários através de palestras desenvolvidas a possibilitar o aprendizado teórico e compartilhado por exemplos de aplicações em empresas.

O evento teve como temas centrais Liderança Lean, O desafio da Jornada Lean e seus benefícios, Len Plus Six Sigma – Inseparáveis e Lean Aplicado ao sistema de gestão empresarial. Para os alunos MAX, a participação está diretamente ligada com as disciplinas “Técnica de Qualidade e Produtividade I e II”.

“A importância do evento é deixar os alunos alinhados com o mercado, principalmente por estarem participando outras instituições de ensino da região. Além disso, eles puderam saber o que as empresas de ponta estão fazendo e tiveram ainda a oportunidade de tirarem as duvidas diretamente com quem faz acontecer”, explicou professor da MAX Norberto Gonçalves Neto, que participou como apresentador e mediador de palestras e debates.

Para a aluna Samira Camargo Cunha, do 6º semestre, a participação foi muito valiosa. “No curso de Engenharia de Produção nós aprendemos a otimizar processos, planejar, ter plano de ação para possíveis crises. E no evento nós pudemos verificar como grandes empresas fazem isso usando o Lean, que é uma ferramenta que a MAX dispõe aos alunos”, comentou. A estudante ressalta que esse conhecimento é um importante diferencial. “Em processos seletivos, quando falamos que conhecemos Lean, faz toda a diferença”, afirmou.

Aluna do 8º semestre, Maria Madalena Zandra agradece a oportunidade de participação no evento. “Foi muito interessante, pois tive uma visão bem diferente e ampliada do Lean, que é uma ferramenta importante para processos de liderança e tomada de decisão”, disse. Ela participou da inauguração do Lean e acompanha os progressos. “A gente percebe os investimentos que a MAX faz e é muito gratificante”, explicou.

Entre as empresas, participaram Gayah, Brascabos, Siemens, Baxter e Isoflex. Os alunos MAX não tiveram custo com a participação. “Eu gostei muito do depoimento dos representantes das empresas. A Baxter, por exemplo, explicou que os funcionários participam ativamente e as melhores ideias são premiadas. Tudo com o uso do Lean”, falou a aluna Natália Lopes da Silva.

O professor Norberto reforçou que a participação ajuda no entendimento dos alunos sobre a necessidade de buscarem conhecimento fora da sala de aula, em atividades ligadas à área de estudo. “Com esses eventos, os futuros engenheiros conseguem complementar os conhecimentos das disciplinas ministradas na Faculdade e terem uma visão abordada de maneira talvez mais fácil de ser entendida por estarem lá sem obrigatoriedade”, finalizou.

17/10/2016