Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica em Jundiaí

Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica em Jundiaí

Atividades práticas auxiliam no aprendizado dos futuros engenheiros

Na Faculdade Max Planck os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática atividades da futura profissão. Pensando nisso, o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Gustavo Queiroz Gomes, que está lecionando a disciplina de Geologia de Engenharia, levou os alunos para uma visita técnica para acompanhamento da execução de obras de contenção e drenagem, chamada de gabião e tunnel liner, no Condomínio Alphaville de Jundiaí.

O gabião é um método de contenção empregado desde os egípcios e os chineses antigos, com o passar do tempo teve seu formato modernizado e desenvolvido pelos italianos, no século 19, com gaiolas metálicas. Trata-se de estruturas armadas, monolíticas e permeáveis, empregadas na construção de muros de arrimo para aumentar a resistência de taludes.

“Para os alunos essa visita auxilia na assimilação da matéria, pois conseguem ter a dimensão desse tipo de estrutura complexa. O gabião funciona por caixas prismáticas retangulares, nas quais as paredes são malhas hexagonais de fios de aço, amarrados nas extremidades, que os tornam flexíveis e portanto, adaptáveis a deformações e recalques. As caixas metálicas são colocadas uma ao lado da outra, costuradas entre si com fios de aço para tornar a estrutura do muro monolítica e preenchidas com brita tipo rachão”, explica o docente.

Os alunos do curso de Engenharia são preparados para entender sobre as reais necessidades do mercado de trabalho. “A visita agregou bastante nos meus conhecimentos, pois vimos os processos para a elaboração do túnel e o tamanho da obra. E na nossa área é algo totalmente  necessário esse tipo de assunto. Além disso, visitas técnicas facilitam bastante o aprendizado”, afirma a aluna Maiara Carvalho da Silva, do 5º semestre.

A visita ao Condomínio Alphaville de Jundiaí proporcionou aos alunos entender sobre o uso do tunnel liner em obras. “ O tunnel liner trata-se de um sistema não destrutivo formado por chapas de aço corrugado que permitem a construção de túneis de pequeno á médio diâmetro sem que seja necessário interferir o ambiente ao seu redor. Sua construção é realizada em obras subterrâneas de diferentes tipos de solo e situações, especialmente em áreas urbanizadas. Atualmente, vem sendo muito utilizada em obras de drenagem de água pluvial, redes de esgoto, passagens de veículos e pedestres, passagens de cabos de telefonia e energia, além de obras metroviárias”, comenta o professor.

O curso de Engenharia Civil da Faculdade de Max Planck prepara profissionais éticos e competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento da região, o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. Para tanto, ciente de sua responsabilidade social, busca a compreensão das reais necessidades e caminhos para que esse desenvolvimento ocorra, como a realização de atividades práticas que resultem no acesso ao conhecimento de modo eficaz.

04/05/2018

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful