Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica em Jundiaí

Atividades práticas auxiliam no aprendizado dos futuros engenheiros

Na Faculdade Max Planck os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática atividades da futura profissão. Pensando nisso, o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Gustavo Queiroz Gomes, que está lecionando a disciplina de Geologia de Engenharia, levou os alunos para uma visita técnica para acompanhamento da execução de obras de contenção e drenagem, chamada de gabião e tunnel liner, no Condomínio Alphaville de Jundiaí.

O gabião é um método de contenção empregado desde os egípcios e os chineses antigos, com o passar do tempo teve seu formato modernizado e desenvolvido pelos italianos, no século 19, com gaiolas metálicas. Trata-se de estruturas armadas, monolíticas e permeáveis, empregadas na construção de muros de arrimo para aumentar a resistência de taludes.

“Para os alunos essa visita auxilia na assimilação da matéria, pois conseguem ter a dimensão desse tipo de estrutura complexa. O gabião funciona por caixas prismáticas retangulares, nas quais as paredes são malhas hexagonais de fios de aço, amarrados nas extremidades, que os tornam flexíveis e portanto, adaptáveis a deformações e recalques. As caixas metálicas são colocadas uma ao lado da outra, costuradas entre si com fios de aço para tornar a estrutura do muro monolítica e preenchidas com brita tipo rachão”, explica o docente.

Os alunos do curso de Engenharia são preparados para entender sobre as reais necessidades do mercado de trabalho. “A visita agregou bastante nos meus conhecimentos, pois vimos os processos para a elaboração do túnel e o tamanho da obra. E na nossa área é algo totalmente  necessário esse tipo de assunto. Além disso, visitas técnicas facilitam bastante o aprendizado”, afirma a aluna Maiara Carvalho da Silva, do 5º semestre.

A visita ao Condomínio Alphaville de Jundiaí proporcionou aos alunos entender sobre o uso do tunnel liner em obras. “ O tunnel liner trata-se de um sistema não destrutivo formado por chapas de aço corrugado que permitem a construção de túneis de pequeno á médio diâmetro sem que seja necessário interferir o ambiente ao seu redor. Sua construção é realizada em obras subterrâneas de diferentes tipos de solo e situações, especialmente em áreas urbanizadas. Atualmente, vem sendo muito utilizada em obras de drenagem de água pluvial, redes de esgoto, passagens de veículos e pedestres, passagens de cabos de telefonia e energia, além de obras metroviárias”, comenta o professor.

O curso de Engenharia Civil da Faculdade de Max Planck prepara profissionais éticos e competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento da região, o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. Para tanto, ciente de sua responsabilidade social, busca a compreensão das reais necessidades e caminhos para que esse desenvolvimento ocorra, como a realização de atividades práticas que resultem no acesso ao conhecimento de modo eficaz.

04/05/2018