Alunos de Engenharia Civil aprendem sobre topografia em vistoria pelo Campus 1

Com mapas e bússolas os alunos aprenderam na prática a ler cartas topográficas

Assim como os médicos precisam saber interpretar exames para fazer diagnósticos adequados, o bom engenheiro civil tem obrigação de saber ler uma carta topográfica. “É uma tarefa básica, mas de extrema importância. Sem isso, o engenheiro corre o risco de grandes erros nos projetos a serem executados”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da MAX, professor Osni Wulf.

Alunos de Engenharia Civil

Depois de passar os conhecimentos teóricos aos alunos do 2º semestre, o professor fez questão de leva-los a uma visita de reconhecimento pelo Campus 1. Com mapas e bússolas nas mãos, o grupo fez análises do terreno que fica ao lado dos laboratórios. A atividade, que confirma o compromisso da MAX em oferecer pelo menos 50% de aulas práticas, faz parte da disciplina Topografia II – interpretação de carta topográfica e aerofotografia.

“Com certeza, dá para aprender mais dessa forma”, garante o aluno Cássio Alcântara. “Eu aprendi, por exemplo, a usar bússola, coisa que nunca tinha visto. Foi um bom ensinamento de levantamento topográfico”, diz a aluna Beatriz Rodrigues.

Para o aluno Paulo Bozelli, que acabou de ingressar no curso por meio do Vestibular de Inverno, a aula contribuiu para reforçar sua opinião positiva sobre a Faculdade. “Eu cheguei a fazer aulas em outra instituição e tive apenas uma aula prática em todo o semestre. Aqui também senti diferença em relação aos professores, que são mais próximos, o aprendizado é bem melhor. Em três dias de aula, a MAX já superou minhas expectativas”, afirma.

09/08/2016