Alunos de Enfermagem participam de palestra com especialista sobre cuidados paliativos

Alunos de Enfermagem participam de palestra com especialista sobre cuidados paliativos

Evento aconteceu no CIAEI em Indaiatuba

Quando o assunto é morte a reação é quase sempre negativa. Mas esse tema merece um olhar diferenciado, especialmente por parte dos profissionais de Saúde. Sabendo da importância desse conteúdo, alunos de Enfermagem da MAX participaram da palestra “A morte é um dia que vale a pena”, ministrada pela médica Ana Claudia Quintana Arantes, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia, pós-graduada em Psicologia (Intervenções em Luto) e especializada em Cuidados Paliativos (especialidade médica que lida com pessoas doentes em estágio terminal). O evento aconteceu no dia 22/08 no CIAEI de Indaiatuba.

Ao todo, 38 estudantes participaram da atividade prática. “No curso, nós temos muitas aulas práticas e usamos situações realísticas como pilares de discussões e aprendizado. Então, participar desse tipo de palestra ajuda muito o aluno a se atualizar sobre temas que fazem parte do cotidiano do enfermeiro. E com toda a vivência da palestrante, que tem uma abordagem extremamente atual, tenho certeza que o aprendizado foi riquíssimo”, comentou o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio.

Mais que falar sobre o fim da vida, a especialista fez o público refletir sobre a qualidade e o bem-estar pessoal, especialmente sobre os relacionamentos. “Como estamos vivendo? Nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos?”. Esses são alguns dos questionamentos apresentados pela médica.

“Eu achei um evento inovador com tema realmente incrível e de grande importância para minha formação tanto profissional como pessoal. Aprendi que todo ser humano tem o direito de morrer bem, e é dever dos profissionais de saúde proporcionar isso. Mostrou pra mim o outro lado da morte, um lado que eu não conhecia. Agora sei e farei tudo que estiver ao meu alcance para que todos partam da melhor forma”, disse o aluno Matheus Moreira Santos, do 2º semestre. “Uma incrível visão da Faculdade, em perceber que a palestra nos tornaria no futuro melhores profissionais e pessoas”, completou.

758f6aee-a2ca-407c-9aa1-0c2c6054b296A médica é autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver”, lançado pela editora Leya – Casa das Palavras.

04/09/2017

 

 

 

 

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful