ALUNOS DE ENFERMAGEM DA UNIMAX PARTICIPAM DE SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS DE ACIDENTES

A ação aconteceu na avenida do bairro Campo Bonito em Indaiatuba

Cerca de 30 alunos do curso de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck participaram de uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas, no dia 05 de outubro. O “acidente” simulado foi uma colisão entre um ônibus e um poste na Avenida Horst Frederico João Heer, no bairro Campo Bonito em Indaiatuba. Todos os estudantes participaram como vítimas em diversas situações como trauma de face, de membros inferiores, de membros superiores, torácico, abdominal, entre outros.

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio, essa ação representa uma oportunidade para os alunos vivenciarem momentos de prática a atendimento de emergência em situação de socorro básico, desenvolvendo competências como seleção e prioridades em atendimento de emergência e habilidades de destreza manual, comunicação, interação pessoal e abordagem geral.

“Momentos como esse por meio da simulação realística em cenários de prática, são uma das estratégias de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que através do briefing e debriefing fundamentam a prática, em que os alunos aprendem pelo erro, tendo a possibilidade de refletir sobre sua prática e de seus colegas, colocando-se no centro de sua própria aprendizagem”, ressalta o coordenador.

Lucas Ferrari Pizante, do 4º semestre, que interpretou uma vítima com evisceração (vísceras/intestino expostos), devido a uma batida num ferro dentro do ônibus, conta sua experiência com o simulado. “Naquela hora me senti como se estivesse dentro daquele acidente de verdade. As pessoas à minha volta gritando, apavoradas, me fez parecer real tudo aquilo. O que mais me chamou atenção em tudo foi o realismo das feridas em todos os participantes. A atuação dos alunos, em minha opinião, foram muito boas, mesmo porque não somos atores. Por parte da equipe de socorristas ocorreram algumas falhas, mas não somos máquinas e sim seres humanos”, destaca.

O aluno salienta ainda a importância da simulação para sua formação profissional. “Essa ação pode contribuir para nós que somos da área de enfermagem como um aprendizado tanto para a observação de como foi realizado o atendimento por parte das equipes de socorristas tanto para avaliar cada vítima com diferentes tipos de feridas e também para ter uma ideia de como é o dia a dia desses profissionais”, opina.

Também do 4º semestre, o aluno Renan de Almeida Ferraz participou representando um paciente com escoriações no braço e no rosto. “Senti emoção. O que mais destacou para mim foi a dinâmica dos grupos. A simulação pode contribuir com informações que foram agregadas à prioridade ao atendimento. Avalio que foram participações excepcionais de cada um”, diz.

Todos os participantes da simulação se reunirão para avaliar os pontos positivos e negativos da ação, que servirá também para que os alunos aprendam.

Além da UniMAX, a ação contou com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e parceiros como o resgate da Concessionária Rodovia das Colinas, socorristas do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), Salute Emergências Médicas, entre outros.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas até o dia 19/10, as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck. A prova será realizada no dia 21 de outubro (domingo) às 9h30.

Para se inscrever acesse: CLIQUE AQUI!

Mais informações pelo telefone: (19) 3885-9900 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck.

10/10/2018