Alunos de Educação Física são destaques em competições de ciclismo

Um dos eventos aconteceu no Velódromo de Indaiatuba

Preparando-se para iniciar o 8º semestre de Educação Física, o aluno Armando Reis da Costa Camargo Filho, também conhecido como Piá, comemora os bons resultados em sua 96942878-acc9-4d66-a0bc-c6d1619842c1 carreira de ciclista. Atleta da equipe Secretaria de Esportes/HTPro Nutrition/Shimano/Indaiatuba, o aluno MAX conquistou 1ª colocação na categoria Elite Masculino na disputa Scratch (15 Km) durante o Campeonato Interestadual de Pista, realizado no Velódromo de Indaiatuba em junho.

“Eu sou nascido em Indaiatuba, fazia tempo que não competia aqui. E a equipe da cidade está entre as três do ranking nacional, levando o nome de Indaiatuba para o mundo. É muito gratificante”, diz o atleta.

Piá também teve excelente resultado na 1ª etapa do Campeonato, realizado no Rfb93cb56-7457-4043-91a6-80fcf11f8accio de Janeiro e que marcou a reabertura do Velódromo Olímpico. “Foi uma competição de grande visibilidade, com transmissão ao vivo pela TV. Os melhores ciclistas do Brasil estavam presentes e consegui ficar em 2º lugar”, conta.

O atleta destaca que os ensinamentos do curso de Educação Física têm sido muito aplicados em sua atividade. “O tempo todo eu uso os conhecimentos da faculdade, agora eu entendo meu organismo de dentro pra fora. Por exemplo, em momentos de estresse, que estou com intensidade alta, sei o que está acontecendo. Parece que dá para mapear, tudo começa a fazer sentido. Até em questões de alimentação, saber o momento adequado. São detalhes que unem o útil ao agradável: minha experiência de 20 anos na modalidade e agora esse suporte teórico que a faculdade me proporcionou”, comenta.

Disciplinas como Bioquímica, segundo o estudante, ajudam a entender as reações que acontecem no organismo no momento do exercício. Entendimento que faz questão de compartilhar com os colegas. “Quando o professor começa a falar, já vem na minha cabeça quando eu faço determinada atividade, o esforço envolvido. Por eu fazer atividade física, eu entendo até melhor o professor porque eu tenho na prática aquela realidade. E vou tentando motivar e ajudar os colegas”, diz.

A qualidade do corpo docente é um dos diferenciais apontados pelo atleta. “Vejo que temos muitos doutores entre os professores, o que é ótimo. A convivência com eles também me despertou o lado pedagógico, quem sabe atuar nessa área. Eu me considero com sorte de passar por essa experiência, absorver os conhecimentos deles. Estou inspirado e muito feliz com o curso”, garante Piá, que pretende fazer especialização em Fisiologia do Exercício após a graduação.

O curso de Educação Física ainda tem outro talento no ciclismo, a aluna Wellyda R. dos Santos Rodrigues, da equipe Funvic Brasil Pro Cycling/São José dos Campos. A atleta venceu duas provas clássicas no calendário nacional que participou: A 1ª de Maio, que sempre foi realizada em Indaiatuba, e a Nove de Julho. Além disso, a estudante marcou presença no Campeonato Interestadual de Pista na categoria Elite Feminino, onde conseguiu vitória na prova Keirin (1 Km Time Trial). “Em se tratando do feminino e da base do ciclismo, sinto que o Brasil sofre uma carência grande com relação a essas categorias. Já ouvi muito que mulher ciclista é como mosca branca, um fato raro. Então, quero contribuir para o crescimento desse pelotão de moscas brancas, quero dizer, com o crescimento de mulheres ciclistas”, explicou.

Em maio, Wellyda conseguiu outro grande feito ao ser campeã Sub23 de Ciclismo no Pan-americano de Santo Domingo, na República Dominicana. A conquista foi na prova de

6ee41474-f778-4f08-9850-cde7595cda8eResistência do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada. Segundo a aluna, o curso tem grande importância por poder fazer a conexão da teoria com a prática. “Esse é meu principal objetivo com o curso, entender como funciona o meu corpo na execução dos exercícios e saber como posso melhorar com o treinamento. E eu me identifiquei muito com o curso, com todas as matérias até agora. Mas Introdução à Metodologia do Exercício, Biomecânica, Bioquímica e Fisiologia, sem dúvida, foram as matérias que mais gostei. Sem contar que os professores são excelentes, e nos despertam o interesse a cada aula”, completou.

“Esses atletas são exemplos de dedicação e amor ao esporte, mas sem perder a visão de futuro, pois sabem o quanto é importante ter capacitação profissional. É um orgulho para a nossa instituição ter esses alunos”, disse o gestor institucional da MAX, professor Heleno da Silva Luiz Junior.

Vale reforçar que a MAX oferece cursos de Bacharelado e Licenciatura de Educação Física. Entre os diferenciais, estão docentes reconhecidos por atividades esportivas de relevância, como técnicos e gestores esportivos, pesquisadores, professores de educação física escolar. Além disso, o aluno aprende de forma ativa e autônoma por meio de metodologias de ensino desenvolvidas especialmente para as disciplinas.

11/07/2017