Alunos de Direito realizam visitas a Tribunais de Justiça e do Trabalho

Alunos de Direito realizam visitas a Tribunais de Justiça e do Trabalho

Iniciativas práticas fazem parte dos diferenciais do curso e beneficiaram vários semestres

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na capital paulista, e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, foram destinos de visitas técnicas de alunos do curso de Direito da MAX. As atividades práticas foram lideradas pelos professores Lana Biletsky e Fábio Resende Nardon, respectivamente.

“Um dos diferenciais do curso de Direito da MAX é justamente oferecer inúmeras visitas técnicas sem custos para os alunos, assim como eventos realizados pela Faculdade, entre eles seminários, congressos e semanas jurídicas. E essas iniciativas demonstram a seriedade de nosso compromisso”, explica o coordenador de Direito, professor Alexandre Ferreira.

Estudantes de vários semestres visitaram o Tribunal de Justiça do Estado, em São Paulo, no dia 19/04. “Entendo que a importância dessa visita está em vivenciar o funcionamento do Tribunal, entender a sua história e possibilitar aos alunos um contato direto com a realidade da vida jurídica”, disse a professora Lana.

Para o aluno Caio Devecchi, do 9º semestre, a atividade foi muito satisfatória para conhecer um espaço que irão frequentar muito após a graduação. “As pessoas têm muitas dúvidas de como se faz justiça, como se resolvem os casos de Justiça, e a ida até o Tribunal nos possibilita enxergar como trabalham os desembargadores, como os recursos são processados, julgados. Tudo isso foi muito relevante. O local, a postura que se deve ter, a forma como se portar em frente aos desembargadores, tudo importante. E sem esse contato seria muito difícil iniciar um trabalho como um profissional. Então, essa visita nos colocou cara a cara com algo que será corriqueiro. Muito importante que todo estudante tenha contato com o mundo prático”, disse.

A aluna Rosimeire Parra Maso, do 5º semestre, também aprovou a visita. “Vejo a iniciativa como uma verdadeira relação com a Metodologia Ativa, pois a prática coloca os alunos mais próximos da vida jurídica. Tivemos a oportunidade de conhecer a beleza do prédio e suas histórias e finalizamos com a participação em uma audiência. A professora Lana foi fundamental em nossa visita, incentivando e orientando em todo passeio”, contou.

Em Campinas, os 40 estudantes dos 5º, 7º e 9º semestres visitaram o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em 26/04. “A atividade aproxima os discentes da prática judicial e da organização judiciária trabalhista e contou com atualidade sobre as recentes reformas legislativas”, explicou o professor Fábio Resende Nardon.

Na visita, os alunos assistiram ao vídeo institucional do TRT e participaram de um bate papo com o Desembargador Diretor da Escola Judicial, que teceu comentários sobre a reforma trabalhista que está sendo votada no Congresso Nacional. Depois, assistiram à sessão de julgamentos de ações rescisórias no plenário do Tribunal. Ao final, participaram de palestra sobre trabalho infantil.

“É a terceira vez que visito o TRT e é sempre muito bom porque sempre tem novidade, como um novo desembargador por exemplo. A palestra sobre trabalho infantil foi muito relevante porque o tema é atual e eles apresentaram casos verídicos como a criança de 11 anos que ficou cega porque foi trabalhar para ajudar a família”, comentou a aluna Thaís Marachin.

02/06/2017

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful