Alunos de Direito produzem documentário em atividade prática

Alunos de Direito produzem documentário em atividade prática

Vídeo foi destaque em programa de TV em Indaiatuba

Um documentário repleto de depoimentos impactantes foi o recurso utilizado por um grupo de alunos de Direito durante atividade prática da disciplina de Direito Penal, proposta pela professora Lana Biletsky. A 1595aa05-9812-48e2-a907-64e6417aac1dprodução do grupo, que agora está no 4º semestre, chamou a atenção e levou os estudantes aos estúdios da TV Sol, em junho, para entrevista no Programa Resenha, apresentado por Roberto Tempesta.

“Jornalismo contagia e acho que contagiei o grupo. Todos foram um pouco roteiristas, cinegrafistas, editores. É um problema mais sério do que a gente imagina. Quando foi proposto o tema Realidade Carcerária nós pensamos em ouvir a história do pessoal, a família. Confesso que, apesar de ter 30 anos de jornalismo, e muitos deles cobrindo polícia, eu me emocionei”, contou a jornalista e fotógrafa Rose Parra, aluna de Direito e uma das responsáveis pelo vídeo.

Entre os depoimentos, os alunos conversaram com ex-detentos e familiares. “Foi uma vivência única, através de fontes chegamos a algumas pessoas. Como o caso da mãe que nunca imaginou passar por aquela experiência e ela se sujeita a tudo aquilo por amor ao filho, mesmo ele tendo cometido um crime, e a única esperança que ele tem é a mãe. Eu acho que a educação é a base de tudo, e em segundo lugar a família. Porque se eles não tiverem uma família estruturada, que queiram que ele se recupere, que está na torcida, que dê conselho, dificilmente o sistema irá recuperá-lo”, explica o estudante Adriano Nascimento.

666d730c-bdb2-400d-8092-fa83a64c2c68Para a assistente administrativa Ellen Tota, integrante do grupo, um dos momentos marcantes foi o depoimento de um ex-detento do Carandiru. “No Museu do Carandiru encontramos um sobrevivente do massacre que nos contou que no dia da chacina quase morreu, pois um policial apontou uma arma pra ele. Perguntamos se o sistema é progressivo e ressocializa as pessoas. Ele disse que não, pois a pessoa sai pior do que entra”, disse.

O colega de grupo Bruno Alves reforçou a importância da educação na questão penitenciária. “Um dos ex-detentos contou que foi um ciclo: depois dele, o irmão e o filho também foram presos. E ele só conseguiu ter uma mudança de vida pela educação. Talvez essa seja a grande mudança, então isso que ficou pra mim de aprendizado”, disse.

Segundo a professora responsável pela atividade todos os grupos tiveram bom desempenho, e elogiou a iniciativa do grupo que fez o vídeo. “Indiscutivelmente o sucesso do trabalho se deu pela união e dedicação dos integrantes do grupo que com tanto afinco estudaram e pesquisaram o conteúdo a ser abordado. A delicadeza e clareza de ideias demonstram o quanto os alunos foram além e compreenderam a essência do Direto”, comentou.

A entrevista do grupo pode ser conferida pelos links:

http://www.tvsolcomunidade. com.br/programa-resenha/1206-documentario-realidade- penitenciaria-bloco-1/

http://www.tvsolcomunidade. com.br/programa-resenha/1206-documentario-realidade- penitenciaria-bloco-2/

Vale destacar que o curso de Direito da MAX tem conteúdo das aulas desenvolvido para capacitação de profissionais preparados a exercerem integralmente a profissão, especialmente advocacia, que é a escolha de eeb9400b-7b51-40f1-b73e-f88475b44f2d90% dos nossos alunos. As aulas são programadas com alinhamento de teoria e prática, como as audiências simuladas que permitem a vivência da rotina jurídica.

29-08-2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful