Alunos de Arquitetura são convidados a projetar creche

Alunos de Arquitetura são convidados a projetar creche

-Publicado em 24/03/2016-
Turma do 3º semestre atua no planejamento, dentro das atividades práticas do curso

 

Interagir de forma harmônica com os espaços públicos é uma das missões do arquiteto. Mas esse desafio ganha ares ainda mais nobres quando se fala de uma causa social. E é justamente por essa vivência que estão passando os estudantes do 3º semestre de Arquitetura da Max Planck. Eles acabam de ser convidados a realizar o planejamento estrutural para a creche Mãe Rainha, mantida por uma instituição sem fins lucrativos. “É um projeto de média complexidade, mas que será importante para o posicionamento profissional uma vez que as melhores ideias serão aproveitadas para colocar em prática”, comenta a coordenadora do curso, professora Lourdes Abbade.

Ao todo, serão 47 alunos envolvidos. Aderson Gimenes Júnior é um deles e destaca a prontidão da turma ao receber o desafio. “Nós já temos informações técnicas pra isso e somos bons no assunto, então vai ser muito bom. Vamos criar todo o conceito da obra em planta baixa. E os gestores vão escolher o que for melhor para realizar”, explica. O futuro arquiteto destaca também as habilidades envolvidas nessa atividade. “A importância da aula prática é que os arquitetos, de forma individual, dificilmente são procurados para um projeto de creche, por exemplo. Então é uma oportunidade excepcional, pois estamos fazendo de forma única o que um escritório inteiro de arquitetura faria”, garante.

O projeto será desenvolvido dentro da disciplina Projeto 3,  sob a orientação  dos professores Raul Penteado e Elena Furlan. “Os cuidados são os mesmos que em qualquer projeto. Mas nesse caso, em específico, temos que atender à legislação e aos padrões estabelecidos, tem que manter o foco nisso. Então, é levar em conta zoneamento, recuos frontais e laterais, e também o lado do público, como levar em consideração a posição do sol para que determinados espaços não fiquem restritos, entre outros detalhes”, afirma Aderson.

A coordenadora de Arquitetura reforça que o comprometimento dos alunos é fundamental. “É muito gratificante para nós, da área acadêmica, sermos considerados para um projeto como este. E ficamos ainda mais felizes em saber que os alunos abraçam a causa e atuam seguindo os ensinamentos que passamos em sala de aula”, conclui a professora Lourdes Abbade.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful