Alunos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem a Criatividade em sala

Teoria das Cores é tema de aula prática

Você sabe como aplicar cores em sua casa ou projeto? No curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Max Planck, os alunos aprendem na prática sobre a Teoria das Cores, uma área de estudo que ensina sobre a importância e o significado da cor quando aplicados em diferentes ambientes.

Durante as atividades a professora Rose Panneta, que ministra aula sobre História da Arte apresentou, aos alunos do 1º semestre, conceitos fundamentais sobre a teoria da cor e sua aplicação na arquitetura , além de demonstrar o impacto que as cores possuem nos projetos. “A aula é sobre Teoria das Cores, falamos sobre a cor na história e suas modificações de manifestações, desde a pré-história até os dias de hoje. É fundamental os alunos conhecerem sobre esse assunto, pois o arquiteto precisa promover através das cores sensações as pessoas, influenciando o comportamento humano e o meio que ele se encontra”, afirma a docente.

Para os alunos é de extrema importância entender sobre as diferentes aplicações da cor dentro da arquitetura e urbanismo. “A aula foi sobre teoria das cores, estamos aprendendo sobre12-04-2018 ARQUITETURA - PROJETO EDUCAR - 2-Edited os espectros das cores e suas aplicações. Na vida do arquiteto esse tema é muito relevante, pois dependendo da cor que você aplica é possível conseguir um grau de profundidade, tamanho nos ambientes, é possível até trabalhar com a percepção das pessoas”, comenta o aluno Diego Francisco Damásio.

No novo modelo de ensino da Faculdade Max Planck, projeto Educar, os alunos aprendem na prática diariamente, relata a professora. “É de extrema importância o aluno passar por essas atividades, pois ajudar a refletir sobre como funciona o processo de criação. Além disso, os alunos vão fazer outras atividades como a experiências do Isaac Newton, desenvolvendo um disco de cores, onde simulamos as cores do arco-íris e de acordo com a manipulação conseguimos visualizar a cor branca”.

Criar aulas diferenciadas propicia aos estudantes à oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Eu acho que aprender prática ajuda muito, porque você precisa fazer para ter uma noção sobre o que vai acontecer e ir consertando seus erros. E realizar essas atividades ajuda a descobrir novas possibilidades de conhecimento dentro da arquitetura”, afirma o estudante Raphael Oliveira Santos.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo formar um profissional generalista e humanista, apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, de grupos sociais, de comunidades e da sociedade em geral, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior. Dessa forma, aulas práticas promovem o acesso a um DSC_0397-Editedconhecimento diversificado exigido pelo mercado de trabalho.

18/04/2018