Alunos de Administração realizam visita na fábrica da Nestlé em Caçapava

Alunos de Administração realizam visita na fábrica da Nestlé em Caçapava

Além de conhecerem o processo produtivo dos chocolates, da maneira mais saborosa possível, estudantes observaram algumas etapas de gestão da empresa
Por Márcio Aguiar

Abrir a embalagem, sentir o cheiro do chocolate, cortar um pedacinho e deixá-lo derreter na boca são etapas finais e deliciosas de um longo processo, que nasce com a semente do cacau. Mas como esse grão amendoado toma forma de barras e bombons capazes de gerar tanto prazer? Na sexta-feira (10), os alunos do 5º e 7º semestres do curso de Administração da Faculdade Max Planck puderam conhecer os diferentes processos produtivos dos chocolates na fábrica da Nestlé, em Caçapava, interior de São Paulo.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor Rogério Alves, da disciplina Administração Estratégica. Além de observarem as etapas de produção e saborearem as guloseimas, a visita técnica na empresa, considerada uma das maiores do mundo, proporcionou aos discentes observar os conhecimentos ligados à administração da produção, gestão da qualidade e administração de materiais.

De acordo com o coordenador do curso, professor Robson Assis Paniago, os discentes conheceram vários processos e curiosidades da fabricação de chocolates, através de um roteiro interativo e interessante pelos processos de produção, estocagem da empresa, gestão de pessoas e projetos corporativos, alinhando teoria e prática em uma companhia de porte mundial.

Ainda segundo Paniago “essas visitas servem para demonstrar na prática todo o aprendizado obtido na Faculdade. E tratando-se da empresa Nestlé, esse experiência é baseada em uma cultura de corporação de classe mundial e que acrescenta profundamente para o conhecimento dos participantes dessa visita”, comentou.

Tour

Uma experiência de dar água na boca. Mais do que apresentar a fábrica, a programação é muito interessante e lúdica, introduzindo conteúdo didático e resgatando a magia da fabricação do chocolate.

A visita durou em média uma hora e meia e passou por 11 etapas com painéis interativos, sonorização, ambientes aromatizados e apresentação de pequenos vídeos que contaram um pouco da história dos principais chocolates da empresa. Os visitantes não passaram exatamente na fábrica, mas ela pode ser avistada por janelas espalhadas no caminho do tour. A ‘viagem’ pela fábrica iniciou-se com a história da Nestlé, contada em vídeo exibindo como tudo começou. Mostrou as façanhas do fundador Henri Nestlé, como a criação do primeiro alimento infantil da história, a farinha láctea e a atuação da marca no Brasil. Segundo o vídeo, a quantidade de chocolates produzidos em Caçapava em um ano é tão grande que, se colocados um atrás do outro, daria para ir até a Lua e voltar.

As estrelas

Entre as 11 etapas da visitação, muitas são salas temáticas dedicadas às ‘estrelas’ da marca. O Suflair é uma delas. Lá, o visitante fica sabendo que o chocolate é produzido desde 1980, que sofre introdução de ar para ficar macio (aerado) e a novidade é a sua versão em bombom. Tudo isso em uma atmosfera de lounge.

Como não poderia deixar de acontecer, eles puderam degustar vários chocolates da marca durante o Tour Nestlé Chocolover. A visita percorreu as etapas de produção do bombom Alpino, passando pela fabricação do Prestígio, Chokito e Charge até chegar ao Suflair, aos tabletes Nestlé Classic, Galak e, Crunch.

Ao final da jornada, os visitantes puderam tirar foto com look de chocolatier (com touca branca na cabeça) – uma montagem de computador, a imagem fica disponível no site da marca – e receberam um saquinho com cerca de 30 delícias da marca. Os visitantes, chocólatras ou não, ainda conheceram a loja da Nestlé que oferece entre suas atrações a possibilidade de customizar uma caixa de especialidades com os bombons de sua preferência.

Sobre a Nestlé

A Nestlé S.A. é uma empresa suíça produtora de alimentos, sendo uma das maiores do mundo. O símbolo da empresa, que mostra uma família de pássaros, vem do nome em alemão suábio, que significa “ninho”.

A empresa possui aproximadamente 280.000 funcionários e tem um faturamento de US$ 239,6 bilhões e foi fundada em 1866 e a sede fica em Vevey, na Suíça.

A Nestlé opera em 83 países, dos cinco continentes – África, América, Ásia, Europa e Oceania. No Brasil, atua desde 1876, inicialmente com a comercialização de farinha láctea, e em 1921 consolidou sua atuação no país quando instalou sua primeira fábrica, em Araras (SP), para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde receberia o nome Leite Moça.

<< VOLTAR

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful