Alunos de Administração, Contábeis e Eng. de Produção comemoram estágio em grandes empresas

Vagas na Toyota e CPFL foram anunciadas pelo Núcleo de Carreira – NUCA

Depois de meses de procura e um processo seletivo rigoroso, a aluna Bruna Rocha, do 7º semestre de Engenharia de Produção da Faculdade Max Planck, festeja o contrato de estágio na Toyota, considerada uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, presente em 160 países e conhecida por processos inovadores, entre outros atributos. O início do trabalho foi em março, com uma semana de integração passando por várias unidades da empresa, incluindo a matriz em São Bernardo do Campo (SP).

“Eu vi a divulgação do NUCA (Núcleo de Carreira) em sala de aula e fiz minha inscrição no site. Foi um processo difícil e longo, que começou em outubro de 2016. Ao todo, 60 estagiários de várias áreas foram escolhidos em todo o Brasil, 11 só na área de Engenharia para a planta de Indaiatuba, então fico muito feliz de estar entre os selecionados”, declara a estagiária de Planejamento e Controle de Produção (PCP), uma das disciplinas que está estudando no momento.

A aluna acredita que aulas e atividades práticas do curso fazem a diferença. “Nós temos eventos como a Semana das Engenharias que são extremamente positivos, além de laboratórios e equipamentos. E ainda temos professores capacitados, que demonstram conhecimento e atualização. Acredito que o fato de eu ter toda essa vivência na faculdade contribuiu na entrevista”, diz Bruna.

Outra estudante da MAX que conseguiu estágio na Toyota foi Isabella Meloni Ribeiro, do 7º semestre de Administração. “Vou ficar aproximadamente um ano na área de RH. Depois, por conta do job rotation, eu vou passar por outras áreas relacionadas à rotina administrativa. Então, é uma oportunidade de aprender muito”, conta.

Para Isabela, o conhecimento adquirido em sala de aula pode contribuir muito para a boa performance na empresa. “Nós temos o PROE (Programa de Orientação ao Estudante) que ajuda muito os alunos, além de professores preparados e sempre dispostos a contribuir, inclusive com detalhes muito úteis em nossa rotina, como detalhes de planilhas de Excel”, afirma.

Estudante do 3º semestre de Ciências Contábeis, Arthur Karaliunas Borsato também celebra a conquista de um estágio, depois que viu a vaga anunciada pelo NUCA. No seu caso, a contratante é uma importante empresa do setor elétrico, a CPFL, considerada uma das líderes no segmento de energias renováveis no Brasil, responsável pela primeira usina solar do Estado de São Paulo.

“A importância desse estágio tem dois aspectos. O primeiro é iniciar em uma empresa grande, que tem tradição de investimento nas pessoas e que te dá noção de como é o clima organizacional de uma grande empresa, como é se relacionar com um grupo grande de pessoas e depender de várias pessoas para fazer o seu trabalho, assim como elas dependerem de você para executar bem o trabalho delas. E o segundo aspecto é a quantidade de vezes que você repete as mesmas funções. O grupo CPFL tem 31 empresas e você faz rotina contábil delas várias vezes, ou seja, aprende fazendo”, explica.

Entre outras atividades, o estudante tem uma rotina bem peculiar à área de estudo. “Eu faço conciliações contábeis entre saldos, compra e venda, provisionamento, investimentos, até a própria atividade, como a venda de energia elétrica, que é o que a CPFL faz. Além disso, estou começando a auxiliar na apuração e na escrituração de impostos diretos, como PIS, Cofins, contribuição social e IR. E as aulas práticas nos amparam para que possamos chegar no dia a dia e entender como as coisas funcionam”, comenta.

NUCA – A Faculdade Max Planck mantém o Núcleo de Carreira (NUCA), que tem como objetivo principal ampliar e otimizar oportunidades do mercado de trabalho, unindo esforços para que alunos e empresas estabeleçam relações cada vez mais produtivas. Para outras informações sobre o NUCA, acesse: http://www.faculdademax.edu.br/projetos-institucionais/nuca/

04/05/2017