Alunos de Administração aprendem sobre Gestão de Projetos em visita ao SAAE

Mais de 70 estudantes do 7º semestre participaram da atividade

O compromisso de ensinar na prática é cumprido à risca pelos cursos oferecidos na Faculdade Max Planck. No sábado, 9, foi a vez da turma de Administração passar por essa experiência ao conhecer de perto os processos que envolvem uma estação de tratamento de esgoto. O grupo formado por 78 alunos do 7º semestre do curso visitou uma das unidades do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), a autarquia pública que é responsável pelo abastecimento de água em Indaiatuba.

“Em tempo de crise hídrica, a cidade conseguiu vencer o cenário negativo por meio de uma gestão administrativa adequada. Por isso, foi de extrema importância visitarmos o local e mostrarmos esse caso de sucesso aos alunos”, comenta o professor do curso de Administração, Paulo Sérgio Granato.

A atividade aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitoria Rossi Martini. Dois funcionários receberam os estudantes e explicaram os processos envolvidos no serviço. “A partir das observações e conhecimentos adquiridos, os alunos poderão realizar projetos em grupos já definidos para a melhoria de processos administrativos”, garante o professor de Gestão de Projetos.

Segundo a aluna Marta da Silva Souza, a visita permitiu entender como funciona a gestão da instituição, bem como os projetos de melhoria que permitirão tratar 100% do esgoto produzido na cidade – atualmente o índice está em 70%. “Pudemos, como toda explanação, entender o quão importante é que cada indivíduo faça sua parte com relação ao descarte de resíduos, sejam orgânicos ou não. Todo o processo existente e projeto de ampliação, que está sendo desenvolvido e nos foi exposto, nos permite assimilar com maior facilidade o conteúdo teórico aplicado em sala. E deixa claro que o planejamento físico financeiro é primordial para se obter êxito em qualquer tarefa”, garante.