ALUNOS DAS ENGENHARIAS DA UNIMAX REALIZAM VISITA TÉCNICA À EMPRESA EMS EM HORTOLÂNDIA

O objetivo foi demonstrar na prática os processos produtivos de fármacos que são objetos de estudo da disciplina de Projeto de Produto I e Ergonomia

Com o objetivo de integrar os alunos à prática do funcionamento de equipamentos e rotina de trabalho dentro de uma empresa de produtos  farmacéuticos, os alunos das Engenharias da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – realizaram uma visita técnica à EMS em Hortolândia, no dia 17 de outubro. Acompanhados pela professora das disciplinas de disciplina de Projeto de Produto I e Ergonomia, Janaina de Melo Franco Domingos, os estudantes conheceram os processos produtivos de fármacos sólidos e líquidos, Lean manufacturing, Logística interna e a história da empresa.

Do 10º semestre de Engenharia da Produção, a aluna Viviane Santos conta o que aprendeu durante a visita técnica. “Conhecemos a EMS e suas linhas de trabalho, onde possui um investimento constante em pesquisa e desenvolvimento (P&D), um complexo fabril de moderna infraestrutura, robotizado, que garante o recorde em sua capacidade produtiva” diz.

A aluna explica, ainda, que a EMS foi fundada na década de 50 e, atualmente, a multinacional brasileira é pioneira no lançamento de genéricos e com foco em inovação. “Na era da inovação a EMS busca por aperfeiçoar medicamentos de uso conhecido (inovação incremental) e também com foco em doenças com alto grau de necessidade (inovação radical)”, salienta. “ Eu amei a visita, conhecer de perto a estrutura, a política, a história, um pouquinho do funcionamento e fiquei contente em saber que é uma empresa 100% brasileira”, completa.

Também do 10º semestre de Engenharia de Produção, o aluno Paulo Roberto Polli, destaca: “Primeiramente foi apresentado o histórico e o portfólio da empresa, essa parte foi bem interessante, pois realmente não conhecia a estrutura, a gama de produtos e a representação da empresa no mercado de fármacos. Após isso, foi visitado o museu e lá pudemos observar quais foram os primeiros passos que o criador da empresa deu para a transformação. Nesses dois primeiros pontos, foi possível fazer um link direto com a disciplina de projeto de produto, a qual já abordou temas de empreendedorismo e inovação”, fala.

Paulo Roberto revela que ao visitar as plantas de produção de produtos sólidos e líquidos pode observar uma parte da tecnologia empregada na fabricação dos produtos. “Muito interessante o nível de automação empregada na fabricação e nos controles de qualidade, juntamente com a organização, limpeza e ambiente de trabalho”, ressalta. “No geral a visita foi bem produtiva e é possível fazer uma ligação direta do que foi apresentado na empresa com o curso de Engenharia de Produção”, complementa.

Para Felipe Costa, aluno de Engenharia de Controle e Automação, o que mais chamou sua atenção foram os pontos de bicicleta para os funcionários, o sistema de acesso e o vestiário para produção. “Sobre o processo de produção, foi legal, porque é pura automação, durante todo processo, inclusive o sistema de montar os pallets, passar o filme, e direcioná-lo na saída para o caminhão, quebrando vários pontos de logística onde se perderia  tempo considerável, gastos, substituídos por um sistema automatizado”, enfatiza.

Os alunos Aparecido Alves Ferreira Junior, Letícia Cristina Siqueira Bernardo, Natalia Mozena e Larissa Fernandes também consideraram a visita muito interessante, surpreendente e elogiaram a boa recepção que tiveram.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: www.faculdademax.edu.br ou pelo telefone: (19) 3885-9900.

30/10/2018