ALUNOS DA UNIMAX INICIAM PROJETO “TALENTOS JOVENS” NA E.E DEOLINDA SEVERO

Universitários foram capacitados pela organização internacional Global Communities Brasil e estão auxiliando estudantes do Ensino Médio a desenvolverem projetos de vida

Mais de 150 estudantes, com idade entre 14 a 18 anos, do Ensino Médio da E.E (Escola Estadual) Professora Deolinda Maneira Severo, do Jardim Oliveira Camargo em Indaiatuba, estão sendo beneficiados pelo projeto “Talentos Jovens” implantado pelo curso de Recursos Humanos da UniMAX – Centro Universitário Max Planck em parceria com a organização internacional sem fins lucrativos Global Communities Brasil (ligada à Fundação John Deere).

Para a execução do projeto, um grupo de estudantes da UniMAX passou por um treinamento com foco na aplicação da metodologia do projeto que tem por objetivo valorizar o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, profissional e carreira. Nesta 2ª etapa, os universitários atuam como replicadores do tema. Alunos de Educação Física e Administração foram convidados a integrar o projeto. “A Global Communities procurou-me há dois anos atrás, com a ideia de envolvermos os alunos de Recursos Humanos no projeto. Começamos a idealizar a forma e a envolver também outros cursos para tornar este multidisciplinar”, comenta a coordenadora do curso de Recursos Humanos, Carla Borges.

Ao todo serão cinco encontros, realizados uma vez por mês, com duração de três horas cada. A previsão é que o projeto seja concluído em dezembro. Nos encontros são trabalhados vídeos, dinâmicas e atividades interativas, de acordo com cada temática. A proposta é que haja interação dos participantes e que eles deem retorno de sua experiência pessoal.

Do 4 º semestre de Recursos Humanos, a aluna Beatriz Basso de Souza, conta sobre a sua experiência com o “Talentos Jovens”. “Penso que por serem de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, eles podem pensar que não têm uma condição de ter uma vida melhor e isso pode deixá-los frustrados. Ajudá-los e incentivá-los a terem um projeto de vida, auxilia no desenvolvimento deles e os influencia a terem um futuro melhor”, ressalta. “Esse projeto me fez ver a comunidade de uma forma diferente, me fez ampliar a minha visão sobre eles, me fez descobrir o meu potencial para ouvir, e me fez descobrir que quero ser psicóloga!”, complementa.

“O projeto visa levar aos jovens perspectivas em relação ao futuro; como se planejar e buscar algo que agregue na vida pessoal e profissional após o Ensino Médio”, explica a aluna do 8º semestre do curso de Educação Física, Renata Lima. Para ela, o projeto de vida é importante para definição de metas e a busca pela concretização dos ideais. Durante o processo, há crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades que permitem ao jovem conquistar seus objetivos. “O projeto foi importante, pois me fez repensar alguns tópicos da minha própria vida, redefinir minhas metas e reafirmar algumas escolhas. É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas”, revela.

O projeto é acompanhado pela professora Carla Borges e pela gestora do departamento Tom Sociocultural Educativo, Renata Lacerda, além de membros da Global Communities. A contribuição das profissionais reforça o suporte dado pelo Centro Universitário. “Tenho apoio total da UniMAX, sempre atentos a nos ajudar e a colaborar com materiais”, salienta Beatriz. “A instituição forneceu a capacitação para desenvolvermos esse projeto, forneceu todo o material necessário para o projeto na escola e a professora deu todo o suporte também”, completa a aluna Renata Lima.

Por fim, a professora Carla Borges enfatiza que a participação dos universitários no projeto “Jovens Talentos” despertou uma nova visão aos futuros profissionais. “Esse projeto beneficia não apenas os alunos da Escola Deolinda, mas também os estudantes da UniMAX que estão mais receptivos aos temas abordados nos cursos. Eles estão participando com mais afinco e entusiasmo, indo atrás de ferramentas que contribuem para o desenvolvimento das aulas”, finaliza.

02/10/2018