ALUNO DE SUCESSO: VENCEDOR DO HACKATHON DA UNIMAX CONQUISTA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO NA RÁDIO JORNAL DE INDAIATUBA

ALUNO DE SUCESSO: VENCEDOR DO HACKATHON DA UNIMAX CONQUISTA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO NA RÁDIO JORNAL DE INDAIATUBA

O estudante do 10º semestre de Engenharia de Controle e Automação, Olival Nogueira de Matos, está implantando o sistema automático de atendimento via WhatsApp no veículo de comunicação

 Cerca de uma semana depois de vencer a 2ª edição do Hackathon, evento promovido pelaUniMAX – Centro Universitário Max Planck, o estudante do 10º semestre de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Olival Nogueira de Matos, conquistou também a oportunidade de seu 1º estágio na área. Seu projeto de um sistema automático de atendimento via WhatsApp para a  Rádio Jornal de Indaiatuba abriu-lhe as portas do mercado de trabalho. “O Hackathon e a UniMax têm total participação no estágio, foi onde eu tive oportunidade, meu grupo e eu, de mostrar os conhecimentos, fazer com que a Rádio tivesse interesse em nosso projeto e vislumbrasse um potencial em nós. Provavelmente se não fosse o Hackathon e a Max dificilmente eu teria a oportunidade de me expor para o mercado de trabalho”, conta Olival.

O aluno ressalta que o estágio está sendo uma chance de aprimorar seu aprendizado nas aulas práticas e que o conhecimento adquirido durante o curso tem sido fundamental para sua expansão profissional. “O êxito no Hackathon não é em decorrência de um sábado, de algumas horas ali dedicadas a um projeto, ele vem de todo um processo. Desde o primeiro semestre a gente vem sendo lapidado com desafios e dificuldades que, às vezes, no momento, a gente não entende nem sabe aonde vai chegar ao certo, mas existe todo um processo que vem lapidando nós estudantes, de forma que quando a gente se depara com um caso concreto, em que precise achar e encontrar soluções, acaba sendo algo natural”, diz.

De acordo com Olival, o sistema automático de atendimento via aplicativo WhatsApp  está em fase final de teste e funciona concomitante a um aplicativo de resposta automática. “Existem diversos aplicativos desses no mercado e tem um funcionamento bastante parecido um com outro. Eu estou usando o Autoresponder que atende às necessidades para diversas aplicações. É um aplicativo em que se programa a mensagem recebida e através disso cria rotinas sobre as respostas das ações que ele vai tomar”, explica. “Num primeiro momento a gente está fazendo a implantação do sistema, porém já definimos diversos projetos outros relacionados à minha área de estudo”, complementa.

Sobre os conhecimentos aplicados no projeto e no estágio, o estudante afirma que: “Os conhecimentos adquiridos são multidisciplinares, mas eu enfatizo a matéria do 9º semestre de Tópicos Especiais, em que o professor Alceu passou para que eu pesquisasse sobre bots, abreviação de robots, que são sistemas automáticos de atendimento e dentre os pesquisados, eu estudei sobre o do WhatsApp, inclusive na aula dele eu fiz uma demonstração pequena como se fosse um sistema de atendimento da Faculdade para atendimento do público interno e externo, então o professor Alceu teve participação especial nisso”, salienta.

O estudante de Engenharia de Controle e Automação conta ainda que, à medida que o projeto vai sendo implantado, começam a surgir as dificuldades, o que ele considera fundamental para seu desenvolvimento profissional, pois é o que desperta sua capacidade de encontrar soluções para os problemas.  “Minha expectativa é encontrar bastante desafio para que através dos conhecimentos adquiridos e aqueles que ainda vamos adquirir até o final do curso, a gente consiga vencê-los, porque o normal todo mundo faz, então nós temos orgulho e um ímpeto para vencer esses desafios, porque é o que faz a diferença. Com todo respeito às demais profissões, mas nós engenheiros somos projetados, digamos assim, para resolver desafio mesmo. Então quanto mais difícil for, para gente é mais gratificante conseguir ter êxito”, finaliza.

Sobre o Hackathon da UniMAX

A 2ª edição do Hackathon promovida pela UniMAX – Centro Universitário Max Planck em parceria com a Rádio Jornal de Indaiatuba aconteceu no dia 30 de junho e teve por tema “O Rádio na era digital: veja, ouça, curta e compartilhe”. O objetivo foi auxiliar a emissora no reposicionamento de marca e conteúdo.

Idealizado pelos alunos Olival Nogueira de Matos (Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica); Alexsandro Adão Padula (Gestão em Logística) e Valéria Barbosa (Administração), o projeto vencedor foi um sistema automático de atendimento via WhatsApp. A maratona, que teve duração de oito horas, foi organizada pela coordenação do curso de Gestão em Marketing e ao final do dia premiou dois grupos, no valor de R$1.000,00 para o 1º lugar e de R$500,00 para o 2º lugar.

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful