Aluno de Logística implanta mudanças significativas no local de trabalho

Estudante do 3º semestre conseguiu 90% de economia em processos na empresa onde trabalha

Líder de equipe na área de Logística de uma empresa multinacional do setor automotivo localizada na cidade de Indaiatuba, Jonathan Eraldo da Silva está sempre atento às oportunidades para melhorias de processos. Por conta disso, conseguiu ver duas sugestões suas serem implantadas pela empresa, gerando uma economia anual de aproximadamente 90% em cada uma das ideias. “Observei algumas atividades e verifiquei que poderiam ser feitas de maneira diferente, com menor custo. Elaborei a proposta e apresentei aos meus superiores, que aceitaram as mudanças. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirma.

Esse perfil empreendedor e proativo de Jonathan ficou ainda mais evidente desde que ingressou no curso de Logística da Faculdade Max Planck. Aluno do 3º semestre, ele viu que os conceitos teóricos e as aulas práticas proporcionadas pelo curso poderiam ser aplicados no ambiente de trabalho. A primeira sugestão foi o reaproveitamento de materiais, reduzindo o custo com a compra de matéria-prima nova e melhorando a qualidade final. A segunda sugestão estava ligada a um equipamento de transporte que com mínimos ajustes aumentou a produtividade das tarefas executadas anteriormente, otimizando o trabalho de toda a equipe de colaboradores envolvida.

“Nós aprendemos muito sobre processos nas aulas. E com as atividades práticas planejadas e coordenadas pelos professores fica fácil enxergar em nosso dia a dia o que é possível aproveitar”, explica Jonathan. Para o aluno, a disponibilidade do corpo docente também faz a diferença. “O formato das aulas faz a gente expandir a mente, pensar em soluções. Os professores nos incentivam e ajudam. No caso dessas melhorias que sugeri para a empresa, eu recebi muita orientação de como elaborar a ideia, a forma de apresentar e argumentar. Ou seja, a partir das aulas eu entendi como vender a ideia e tive sucesso”, explica.

Para o coordenador do curso, professor Edevaldo Antonio Vosgrau Junior, o desempenho do Jonathan reflete o empenho de toda a Instituição em oferecer mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. “É com muita satisfação que vemos casos como esse do Jonathan. Demonstra que estamos no caminho certo quando pensamos em ensino na prática e na aplicação de Metodologias Ativas”, comenta.

Importante lembrar que a graduação em Logística tem como objetivo formar profissionais capacitados para otimizar processos de produção, dimensionar sistemas de distribuição e armazenagem, de forma econômica e segura, tendo como base o conhecimento da cadeia de suprimentos e dos modais de transporte, direcionados aos diferentes tipos de produtos a serem encaminhados ao mercado. O resultado é capacitar profissionais preparados para ocupar funções como gestores, consultores e empreendedores, agregando habilidades técnicas e pessoais para uma atuação profissional completa e bem sucedida.