Aluno de Enfermagem realiza treinamento de atendimento pré-hospitalar

Cerca de 30 profissionais da área de ambulâncias participaram

enfermagem_3Técnico de Enfermagem há 15 anos, José Fernando Lopes Plaça resolveu investir em um curso superior pensando em se tornar professor na área. E o sonho está cada vez mais próximo de ser realizado. Aluno do 2º semestre de Enfermagem da MAX, Fernando realizou um treinamento de atendimento pré-hospitalar para funcionários da Central de Ambulância de Indaiatuba.

Cerca de 30 pessoas participaram do treinamento, especialmente equipe de Enfermagem e motoristas de ambulâncias. Entre os temas abordados, Fernando ensinou sobre técnicas de mobilização, sinalização do local do acidente, imobilização da vítima e transporte. Boa parte dos conhecimentos, o profissional adquiriu nos anos de trabalho em várias rodovias do Estado.

Atualmente, Fernando atua em Indaiatuba no atendendo aos chamados do serviço 192. E apesar da experiência na área, o futuro enfermeiro já tem aplicado muitos conhecimentos das aulas na MAX em seu cotidiano. “As aulas têm agregado bastante, especialmente nas discussões dos casos, porque ouvimos opiniões e aprendemos novas possibilidades. E também por conta do formato integrado e da infraestrutura, que aproxima as aulas da prática profissional”, comenta.

enfermagem_4-1
O currículo integrado é um dos diferenciais do curso de Enfermagem da MAX,  que tem como eixo orientador três pilares fundamentais: organização de serviço,  gestão do cuidado e assistência individual e coletiva.  Nesse formato, ao invés de  diversas disciplinas, os alunos recebem o conteúdo em forma de situação- problema, onde é exposto um caso real para que entendam o cenário – por meio  das informações de anatomia, bioquímica e fisiologia – e também a assistência de  enfermagem necessária em cada caso.

“As aulas práticas por meio da vivência de situações realísticas convidam o aluno  a refletir sobre a prática profissional. Nesse formato, diferente do que acontece no  modelo tradicional disciplinar, conseguimos ensinar os conceitos básicos ao  mesmo tempo em que falamos da prática profissional. E a resposta dos alunos t  em sido muito positiva”, explica o coordenador do curso, Alexandro Marcos Menegócio.

Outro importante diferencial é a flexibilização de horário: as aulas regulares acontecem à noite, mas os profissionais plantonistas podem fazer aulas também no período da manhã, para que acompanhem integralmente o conteúdo programado.

“Esse é um grande diferencial da MAX que vem dando oportunidade para muitos profissionais participarem do curso de forma integral. As aulas no período da manhã não são simples reposições, elas acompanham fielmente todo o conteúdo das aulas noturnas. E a equipe de docentes também exige igualmente dos alunos”, afirma o coordenador do curso.

18-11-2016