Aluno de 60 anos do curso de Gastronomia comprova que não há limite para capacitação profissional

João Carlos Silva de Araújo destaca proximidade com o corpo docente como um dos diferenciais do curso

Com grade curricular composta por cerca de 80% de aulas práticas e corpo docente experiente e de alto nível, o curso de Gastronomia prepara o aluno para atuar em diferentes fases dos serviços de alimentação, DSC_0005 (1)-Editedconsiderando os aspectos culturais, econômicos e sociais de empresas. Esses foram alguns dos detalhes que fizeram João Carlos Silva de Araújo escolher a MAX, no início de 2017, para realizar o sonho de ser chef de cozinha, aos 60 anos de idade.

“Desde que fiquei viúvo tive que aprender a cozinhar para as crianças, e por isso eu peguei o gosto pela cozinha. Então, nada melhor do que aperfeiçoar esse aprendizado academicamente, aprendendo técnicas, outras tecnologias, outros sabores. Eu poderia ter optado por outra graduação, mas escolhi a Gastronomia para trabalhar com comida africana, com tempero africano”, conta.

Nascido no Rio de Janeiro, no morro do Querosene, João Carlos é pai de cinco filhos. Graduado em Pedagogia e Teologia, trabalha em Indaiatuba como funcionário público do Ministério da Saúde. A atuação social faz parte de sua jornada, com participação em movimentos de valorização da cultura negra, além de outros assuntos atuais como, por exemplo, quando reverteu o lucro da venda de caldos para a causa dos refugiados. “Em vários momentos históricos a alimentação está presente. Geralmente a gente fala de sentimento à mesa, e é se alimentando. E a Gastronomia tem esse poder de reunir sentimentos”, comentou.

Com a sensibilidade de quem sabe seu papel na sociedade, o aluno destaca a boa receptividade ao realizar os estudos na MAX, mesmo sendo o aluno mais velho do curso. “Aqui eu não me senti excluído, eu me senti em casa. Muita gente pensa em não fazer faculdade porque está velho. Para mim o estudo faz com que você tenha uma nova visão e acredito que a Gastronomia abre o horizonte e desenvolve os sentidos. Porque vai chegando certa idade a gente perde alguns sentidos, como a audição, o tato, o olfato. E a Gastronomia ajuda a recuperá-los. Pra mim tem sido um bom curso. Eu recomendo o curso principalmente para os mais de 60 anos”, diz.

Um dos diferenciais do curso, segundo o João Carlos, é o relacionamento próximo com o corpo docente. “Os docentes não se colocam como donos da verdade, eles aprendem com a gente. Existe uma troca, pois eles têm a técnica e nós temos o conhecimento de vida. Então, juntamos o conhecimento e fazemos tudo acontecer. A primeira vez que eu vim aqui eu me identifiquei com o professor Caio, com o trabalho dele e a forma como ele é, ele sabe comandar. Tem gente que é chefe e só sabe mandar. Ele não é dessa forma, ele sabe comandar e organizar tudo”, afirma.

Para o coordenador de Gastronomia, professor Caio Henriques Nunes, o curso ganha muito com a variedade dos perfis de alunos. “É muito rico esse contato com o João porque dá para constatar a importância agregadora da Gastronomia. Ele tem uma experiência de vida que é muito valiosa para um chef de cozinha, pois essa profissão exige muita sensibilidade, foco e esforço. Isso tudo ele tem de sobra. Então, acho que a turma toda pode ganhar muito com esse convívio”, garante.

Enquanto para uns a Gastronomia é a porta de entrada para o mercado de trabalho, para outros pode ser uma forma de realizar sonhos. Porém, engana-se quem pensa que João quer apenas cozinhar por prazer. Quando questionado se é possível juntar sua vivência da cultura africana em um restaurante, ele é categórico: “É difícil o campo porque é muita gente disputando, mas podemos tentar com um tempero que se pareça com o real, com certeza”.

DSC_0094 (2)-EditedO curso de Gastronomia da MAX é reconhecido com nota máxima (5) pelo MEC, ficando entre os melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Possui infraestrutura formada por Laboratórios de Alimentos, Confeitaria e Panificação equipados com o que há de mais moderno permitem a realização de mais de 80% de aulas práticas. Além disso, as atividades são baseadas em Metodologias Ativas que propõe soluções inovadoras para situações reais do cotidiano profissional, capacitando alunos para atuar como gestores, consultores e empreendedores, agregando habilidades técnicas e pessoais para uma atuação profissional completa e bem sucedida.

28/08/2017