Advogados fazem palestra sobre inclusão a alunos de Pedagogia

Iniciativa prática do curso envolveu alunos do 5º semestre

Com perspectivas diferenciadas sobre inclusão do ponto de vista de pessoas com deficiência, os relatos de dois advogados foram o fio condutor de uma atividade prática para o 5º semestre de Pedagogia que aconteceu no dia 04/05. A iniciativa prática aconteceu dentro da disciplina Inclusão e Educação Especial e com orientação do prof. Eliete Rodrigues.

“Discutir a inclusão de pessoas com deficiência é um assunto imprescindível para o futuro pedagogo, pois é uma realidade com a qual irá deparar-se em qualquer área de atuação da DSC_0066-EditedPedagogia. Nessa experiência, os alunos puderam discutir o tema a partir da perspectiva da pessoa com deficiência, que vivenciam em seu cotidiano os inúmeros desafios e barreiras que ainda estão presentes na sociedade e que impedem sua plena participação, seja no âmbito educacional ou em qualquer outro contexto”, explicou a docente.

Segundo a professora, quanto maior a proximidade com estas questões que afetam a vida de muitas pessoas, maior será a possibilidade de atuação e de eliminação de estigmas em relação às pessoas com deficiência. “Desta forma, penso que os alunos poderão desenvolver maiores conhecimentos e experiências para sua futura atuação profissional”, comentou.

Para a aluna Andreza Mendonça Machado, a escolha do tema foi acertada. “Com a palestra foi possível entender um pouco melhor o que a pessoa com deficiência enfrenta no seu dia a dia, quais as dificuldades desde a época de escola até atualmente. São histórias diferentes, mas que se assemelham devido ao descaso e preconceito que passam por parte de uma sociedade mal educada que não respeita os outros. Foi aberto para refletirmos qual a importância de se trabalhar com a inclusão da diversidade desde a infância, e que diferença isso faz. Foi um tempo muito enriquecedor, cheio de emoções e verdades, pois era a vida dos palestrantes e as nossas que estavam sendo usadas como exemplo vivo”, disse.

DSC_0060-Edited Colega de classe, Thais Renata Sampaio também achou a discussão relevante. “Pedagogia não pode só ensinar o  básico, só os princípios alfabéticos para que a criança possa caminhar. A Pedagogia tem o poder de fazer com que a  criança se sinta existente no meio onde ela vive. Então, se tenho uma criança com necessidade de inclusão e não  tenho conhecimento, eu fico despreparada para uma demanda que já é grande. E o Pedagogo precisa ter esse tipo  de formação e reconhecer a importância desses assuntos”, contou.

De acordo com a docente responsável, a atividade foi muito bem sucedida. “A recepção e envolvimento dos alunos  foi muito grande e tenho certeza, puderam vivenciar uma experiência ímpar. Toda essa oportunidade surgiu a  partir dos próprios alunos, como resultado de uma proposta de atividade em grupo. O resultado foi muito positivo  e superou as expectativas”, concluiu.

26/06/2017