Administração visita Brasil Kirin

Alunos conheceram todo processo fabril e história da fábrica
Por Samanta De Martino

Os alunos do 4º semestre do curso de Administração de Empresas realizaram, em novembro, uma visita técnica a empresa Brasil Kirin (antiga Schincariol), localizada em Itu, sob a supervisão do professor Wilson Luiz Ferrareto.

A empresa que possui um vasto portfólio de produtos, entre cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas, conta atualmente com 13 unidades fabris em 11 estados do país e tem uma capacidade de produção de 5,5 bilhões de litros por ano. Sua logomarca remete, que é um ideograma, nasceu da inspiração dos quatro elementos da natureza e, por isso, é composto de símbolos que representam terra, ar, fogo e água. As cores refletem a força do verde e do amarelo do Brasil e o vermelho da marca japonesa. O ideograma completo significa água em japonês, recurso indispensável para tudo o que é produzido pela empresa.

Durante a vista os alunos conheceram a história da empresa, fundada por italianos que chegaram em Itu no ano de 1939 e começaram a desenvolver o Itubaína, primeiro refrigerante fabricado artesanalmente no país e que ocupa, atualmente, o segundo lugar em vendas nos estado de São Paulo, e, por isso, continua sendo o carro chefe dos refrigerantes da marca. Além disso ainda produzem licor de cacau, groselha e vinho quinado. A projeção continuou de forma significativa com a aquisição da marca Baden Baden e, em 2011 a Kirin Holdings Company adquiriu o controle acionário pleno da Schincariol.

Durante a visita diversos aspectos foram observados, como as instalações físicas: prédios, pisos pintados, limpeza, tratamento e reaproveitamento da água para reuso em diversos pontos e seu retorno para o meio ambiente, sendo praticamente 100% tratada. “Vale ressaltar que para os produtos, como cervejas e refrigerantes, a água vem direto da fonte, que fica há oito quilômetros de distância da própria fazenda”, ressalta o professor Wilson.

Ainda na visita os alunos puderam conhecer os processos de produção, envase e embalagem que são totalmente automatizados e verificaram outro aspecto muito interessante que é o processo de fabricação do chope, mesmo com segredo absoluto dos mestres cervejeiros.

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