45 mil vagas de estágio no Brasil

Nova temporada de 2009 começa com oportunidades para estudantes

As melhores épocas para conseguir um estágio são nos três primeiros meses do ano e no início do segundo semestre. Por isso, os jovens devem aproveitar esse período para se inserir no concorrido mercado de trabalho. Em todo o Brasil, estão previstas 45 mil vagas para os 13,7 milhões de estudantes de nível médio, técnico e superior.

Por conta da reposição de postos de parte dos estagiários que se forma no meio do ano, as contratações aumentam. “Quem correr atrás agora, com certeza vai sair na frente na disputa por uma oportunidade de estágio”, explica Seme Arone Junior, presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).

Arone Junior ressalta que fazer estágio logo no início da faculdade é uma boa estratégia para a carreira. “Dessa forma, o jovem tem a chance de conhecer melhor a rotina da profissão escolhida e confirmar se é realmente o que deseja fazer”, diz. Deixar para estagiar no último ano pode ser tarde demais. “Caso as atividades diárias não sejam exatamente o imaginado, o estudante já perdeu muito tempo”, completa.

Com a aprovação da nova Lei do Estágio, nº 11.788/08, as empresas continuam contratando estagiários, pois ganharam maior segurança jurídica, isenção de encargos sociais como o FGTS, INSS, 13º salário, verbas rescisórias, 1/3 sobre férias e aviso prévio. “A dois meses da nova lei completar um ano, as organizações já se adaptaram às mudanças e o setor só não está mais aquecido em função da crise mundial”, afirma Arone Junior.

O estágio ainda segue como a melhor política pública de inserção do jovem no mercado de trabalho, pois financia o estudante e o mantém na escola. “Um ponto positivo é que, além de ser um trabalho social, proporcionar essas oportunidades de experiência reverte na perpetuação da organização”, conclui Arone Junior. Dados da Abres mostram que há 900 mil estagiários no Brasil, sendo 650 mil do nível superior e 250 mil do ensino médio e médio técnico.

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que faz intermediação entre empresas e estudantes, prevê a abertura de mais de 10 mil vagas em todo o Brasil. E o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), que também recruta estudantes, anunciou que tem 12 mil postos abertos.

Veja seleções abertas para estágio e trainee:

- ALL abre programa de trainee; vagas em seis Estados

- Volkswagen inscreve para 19 vagas de trainees em São Paulo

- Telefonica abre 35 vagas de estágio em São Paulo

- White Martins aceita inscrição para estágio no RJ

- Penalty abre seleção para trainees; são cerca de dez vagas

- Editora Abril recruta dez trainees; trabalho em São Paulo (SP)

- Danone abre 35 vagas para trainees e estagiários

- HSBC: inscrições abertas para programa de estágio

- Bosch: empresa busca 80 universitários e técnicos

- Cosan abre 50 vagas para estagiários

- Defensoria de SP selecionará para 121 vagas de estágio

POR: ABRES

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful