PROFESSORA DE ENFERMAGEM DA UNIMAX FAZ DOUTORADO-SANDUÍCHE EM PORTUGAL

PROFESSORA DE ENFERMAGEM DA UNIMAX FAZ DOUTORADO-SANDUÍCHE EM PORTUGAL

Lia Maristela da Silva Jacob é doutoranda em Ciências da Saúde pela UNICAMP

   A professora do curso de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Lia Maristela Jacob, está na Escola Superior de Enfermagem do Porto- ESEP em Portugal na cidade do Porto realizando seu doutorado-sanduíche, programa de bolsa de estudo em que o estudante tem a chance de fazer parte do seu curso em outra instituição brasileira ou internacional.

Lia Maristela é doutoranda em Ciências da Saúde no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP e o tema de sua pesquisa é “Efeito de uma intervenção educativa para a prevenção das complicações da Síndrome Hipertensiva Gestacional: Ensaio Clínico Randomizado”. A orientação é feita pela professora Dra. Antonieta Keiko Kakuda Shimo.

“Nós estamos trabalhando com gestantes hipertensas que fazem pré-natal de alto risco em uma Maternidade-Escola em Fortaleza no Ceará. Aplicamos uma intervenção educativa e iremos comparar dois grupos: grupo controle e grupo intervenção. Foi utilizado um inquérito avaliando os grupos em três contextos: Conhecimento, Atitude e Prática. A intervenção foi realizada com uma tecnologia leve, criada por mim no mestrado, sobre Síndrome Hipertensiva Gestacional”, explica a professora de Enfermagem.

A pesquisa da doutoranda já se encontra em análise dos dados e deve ser concluída no primeiro semestre de 2019. “Estou realizando atividades vinculadas a vida acadêmica, conhecendo o sistema de saúde de Portugal, participando de aulas no programa de pós-graduação da ESEP, fazendo visitas técnicas em serviços de saúde, participando de seminários, congressos e viabilizando parcerias para possíveis projetos entre UNIMAX e ESEP”, conta Lia Maristela.

Além de estar realizando seu doutorado e de lecionar na UniMAX, Lia Maristela acumula em seu currículo diversas formações. Ela é Mestre em Saúde Coletiva, enfermeira obstetra, estomaterapeuta e especialista em Saúde da Família. Por conta de sua pesquisa e todo o conhecimento que vem adquirindo em sua carreira, a professora foi convidada para ministrar uma palestra no XVI Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica no Centro Universitário Estácio- FIC em Fortaleza/CE. O tema foi “Síndrome Hipertensiva Gestacional: Prevenção das Complicações”.

No final do mês de outubro, a professora participou também do 7º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia em Gramado no Rio Grande do Sul. O evento teve por objetivo discutir temas relevantes para enfermagem dermatológica moderna.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)